Buscas por helicóptero desaparecido em SP completam quase 20 horas de voo

Área total de buscas, que entraram no terceiro dia, é de cinco mil quilômetros quadrados; helicóptero ainda não foi localizado

Redação Band Vale

Bastidores das buscas pelo helicóptero desaparecido em SP
Reprodução

As operações de busca pelo helicóptero de matrícula PR-HDB, desaparecido na costa litorânea de São Paulo, continuam intensamente, já acumulando quase 20 horas de voo. A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nesta quarta-feira (03) que, apesar das dificuldades impostas pelo mau tempo e pelas características montanhosas da região, as buscas persistem.

Uma aeronave SC-105 Amazonas, pertencente ao Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2°/10° GAV) – conhecido como Esquadrão Pelicano e designado para a missão, já completou aproximadamente 20 horas de voo. Coordenadas pelo SALVAERO, as buscas se estenderam por toda segunda-feira (01/01) e terça-feira (02/01), continuando durante esta quarta-feira (03/01). A área total de buscas é de cinco mil quilômetros quadrados.

Buscas pelo helicóptero entram no 3º dia

As buscas pelo helicóptero desaparecido em SP que partiu do Aeroporto de Campo de Marte, na cidade de São Paulo, entraram no 3º dia nesta quarta-feira (03). As buscas no 3º dia começaram às 7:30 da manhã desta quarta e estão sendo feitas pelo Comando de Aviação da Polícia Militar (CavPM) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). No dia anterior, o Corpo de Bombeiros apoiou no levantamento e averiguação de informações. Em um dos casos de transmissão recebidos pelo número de acionamento dos bombeiros, 193, eles foram ao local para colher dados e pontos em GPS, para poder ajudar os órgãos (CavPM e FAB) nas ações desta quarta-feira (03). 

Avião utilizado nas buscas (Divulgação/ FAB)


Sobre as buscas

Um vídeo gravado pela FAB (Força Aérea Brasileira) mostra as buscas pelo helicóptero que despareceu após decolou de São Paulo com destino a Ilhabela, no litoral norte de SP.As investigações estão em andamento para esclarecer os detalhes que levaram ao sumiço do helicóptero e para auxiliar nas operações de busca e resgate.

Piloto com licença cassada pela ANAC

A ANAC emitiu uma nota nesta quarta-feira (03) a respeito do helicóptero que desapareceu na Serra do Mar, em SP. Em nota, a ANAC afirma que a aeronave desaparecida no Litoral Norte, após contato com o controlador do heliponto de Ilhabela, estava em situação regular.

Com relação ao histórico do piloto, Cassiano Tete Teodoro, que estava à bordo da aeronave, a Agência confirma que ele teve a licença cassada em 2021, por condutas infracionais. A nota ainda confirma que em outubro de 2023, o piloto obteve uma nova licença, após cumprir o prazo da penalidade, que havia sido mantida pela justiça. A agência não confirma se o piloto Cassiano Tete Teodoro estava, de fato, no comando do voo e que aguarda confirmações do Comando da Aeronáutica sobre a ocorrência com a aeronave.

Cassiano Tete Teodoro já teve licença cassada em 2021 (Imagem/ Arquivo Pessoal)

Dificuldades durante o voo

Áudios obtidos pelo Jornalismo da Band Vale revelam a conversa entre o piloto do helicóptero desaparecido no Litoral Norte e o controlador do heliponto de Ilhabela. Na gravação, o piloto comunica as dificuldades de visibilidade devido ao mau tempo. O diálogo foi mantido momentos antes do desaparecimento da aeronave, que ocorreu antes de atingir o destino planejado.


Confira a conversa completa:

- Oi Jorge.

- Oi.

- Tá tudo colado aqui. Não vai dar certo não, Jorge.

- Mas vem por cima. Tem um buraco aqui.

- É, mas aqui onde eu estou não tem condição de subir.

- Por que?

- Por que não dá pra subir. Está tudo colado.

- Mas não dá para ir por cima da camada?

- Se tivesse. Está tudo colado, não consigo ir para cima da camada.

- Aqui está um tempo bom, meu.

- É?

- Eu digo por cima.

- Eu sei. Por cima não consigo subir.

- Mas acha um buraco você sobre e vem para cá, tem um buraco.

- Tá bom. Tem gasolina aí, né?

- Gasolina não. O táxi tá esperando.

- Tá bom.

Quem são as vítimas

- Luciana Rodzewics

- Letícia Ayumi Rodzewics, filha de Luciana

- Raphael Torres, amigo de Luciana; teria convidado mãe e filha para o passeio bate e volta.

- Cassiano Tete Teodoro

Luciana e Letícia (Imagem/ Arquivo Pessoal)

Histórico do caso:

- A decolagem do helicóptero ocorreu no início da tarde de domingo (31) no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Ilhabela, no litoral norte. O desaparecimento aconteceu aproximadamente duas horas depois.

- O último contato do piloto com a torre de controle foi em torno das 13h10, enquanto sobrevoava a cidade de Caraguatatuba.

- Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a aeronave - prefixo PRHDB, modelo Robson 44 (cinza e preto) - estava com a situação regularizada.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.