Brasileiros tem aumento de 2,2% no consumo no primeiro semestre de 2022

Dados foram publicados pela Associação Brasileira de Supermercados em comparação ao mesmo período em 2021

Redação Band Vale

Indicador da cesta composta por 35 produtos de grande consumo, acumulou alta de 10,41% Marcelo Camargo/Agência Brasil
Indicador da cesta composta por 35 produtos de grande consumo, acumulou alta de 10,41%
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O consumo nos lares brasileiros encerrou o primeiro semestre deste ano com alta de 2,2%, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em comparação ao mesmo período em 2021.

Apesar da inflação ser a maior inimiga na hora das comprar, as famílias estão fazendo compras mais planejadas. O empresário Cleiton Scarpante, de São José dos Campos, é um exemplo. Ele conta que trocou algumas marcas e passou a buscar por aquelas que trariam um maior custo-benefício.

“A gente tem optado por outras marcas, experimentado outras marcas em função disso. Deixando as marcas tradicionais para experimentar outras, mas sem abrir mão da qualidade. Você vai verificando nas prateleiras e vai olhando a questão da diferença no preço. Se for acima de 20% a gente acaba sendo atraído por outras marcas.” afirma o empresário.

O levantamento realizado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), mostrou ainda que os produtos de marca própria dos supermercados têm os preços mais baixos, em torno de 20% a 30%, em relação a marcas líderes da categoria.

Além dessa questão, outro fator colaborou para que as pessoas consumissem mais: a queda do desemprego no país. O economista Laureano Rosa, acrescenta que os programas sociais do governo também impulsionaram a economia do país:

“Tirar o fundo de garantia, por exemplo, você pode tirar mil reais. Teve antecipação do 13º para os aposentados. Você tem o auxílio Brasil, que vai até o final do ano. Então isso tudo é mais dinheiro que entrou no sistema, e as pessoas foram consumir. Quem tinha diminuído o consumo por causa do problema financeiro, por perder o poder de compra, aumentou esse consumo.” 

Mesmo assim, em um semestre foi possível notar o impacto da guerra da Ucrânia no preço das commodities . O ABRASMERCADO, indicador da cesta composta por 35 produtos de grande consumo, acumulou alta de 10,41%. 

Segundo o vice-presidente da Associação, Marcio Mílan, a expectativa é que até o final do ano o consumo nos supermercados aumente mais ainda.

“Primeiro nós temos um novo auxilio Brasil, que está saindo de 400 reais para 600, isso vai para o consumo. O outro é a questão do vale gás, que também dobrou, passou agora para 110 reais a cada dois meses. E trouxeram outros benefícios como por exemplo a ajuda aos caminhoneiros, ajuda aos taxistas. E além disso temos dois grandes eventos para acontecer até o final do ano, a Copa do Mundo e a Black Friday.”

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