Dez novas unidades móveis do programa Bom Prato, que oferece refeições a R$ 1 para a população carente, foram entregues pelo Governo de São Paulo nesta segunda-feira (27). No Vale do Paraíba, São José dos Campos e Jacareí foram beneficiadas.
Segundo a administração estadual, o investimento é de R$ 8 milhões por ano. Juntos todos os veículos anunciados vão servir 3 mil refeições a mais por dia, atendendo periferias de oito cidades da Grande São Paulo, interior e litoral, ampliando o acesso ao serviço no estado.
Os novos atendimentos começam na quarta-feira (29). De acordo com o Governo, cada unidade móvel vai servir 300 refeições por dia.
Com os novos atendimentos, o Governo de São Paulo esperar aumento o total de refeições servidas pelo programa para mais de 4,1 milhões por mês, em 117 unidades, sendo 73 restaurantes e 44 veículos.
Como funciona
Na prática, haverá uma cozinha central, enquanto o veículo do Bom Prato vai levar a refeição no local. O serviço funciona em caminhões do tipo VUC – veículo urbano de carga – adaptados.
As refeições distribuídas pelas unidades móveis são produzidas nos restaurantes Bom Prato mais próximos.
A proposta é oferecer refeições sempre com uma proteína, um carboidrato, arroz e feijão, e uma fruta de sobremesa. O serviço móvel funciona apenas para almoço, sempre às 11h, em endereços escolhidos em conjunto com a prefeitura de cada cidade.