A Boeing vai pagar 150 milhões de dólares para Embraer em um acordo para encerrar o processo de arbitragem entre as duas empresas. O anúncio foi feito pela fabricante de aeronaves na manhã dessa segunda-feira (16).
Em um documento assinado por Antonio Carlos Garcia, Vice-Presidente Executivo Financeiro e Relações com Investidores da Embraer, a empresa informou que os procedimentos pendentes entre as empresas foram concluídos com o acordo.
O procedimento de arbitragem é um método de resolução de conflitos que envolve a participação de um terceiro imparcial, o árbitro, que é escolhido pelas partes. O método pode ser usado para resolver questões relativas a direitos patrimoniais disponíveis, sem a participação do Poder Judiciário.
Em nota, a Boeing afirmou estar satisfeita por ter concluído o processo de arbitragem com a Embraer, e informou também que espera continuar contribuindo para a indústria aeroespacial brasileira.
Em 2018, a Embraer e a Boeing anunciaram um parceria de mais de 5 milhões de dólares. Na joint venture, a Boeing ficaria com 80% de participação e a Embraer com 20%.
O acordo foi rescindindo em 2020. Na ocasião, a Boeing alegou que “a Embraer não atendeu as condições necessárias”. E a Embraer, alegou que a Boeing fez “falsas alegações, para tentar evitar seus compromissos de concluir a transação."