Black Friday deve aumentar vendas do varejo em 13% no Vale do Paraíba, aponta Sincovat

Levantamento projeta faturamento recorde, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 6 bilhões no mês

Redação Band Vale

Black Friday deve aumentar vendas do varejo em 13% no Vale do Paraíba, aponta Sincovat
Black Friday
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Black Friday promete aquecer o comércio varejista no Vale do Paraíba e Litoral Norte, com expectativa de crescimento de 13% nas vendas de novembro em relação ao mesmo período de 2023. A estimativa é do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat), que projeta faturamento recorde, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 6 bilhões no mês.  

Segundo o Sincovat, o desempenho reflete o avanço do setor neste ano e o impacto crescente da Black Friday, que deixou de ser restrita ao comércio eletrônico para ganhar força também no varejo físico, consolidando o conceito de "Black November".  

Os segmentos mais beneficiados pela data incluem vestuário, calçados, farmácias, perfumarias, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos. Supermercados também devem contribuir significativamente para o aumento, com crescimento projetado de 20% no faturamento.  

Fatores como a queda da taxa de desemprego, geração de empregos formais e maior injeção de recursos do 13º salário em comparação a 2023 são apontados como motores do otimismo.  

As projeções são baseadas em dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada mensalmente pela FecomercioSP em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Caso os números se confirmem, novembro será o segundo mês de maior receita da série histórica iniciada em 2008.

Mais notícias

Carregar mais