Empresários do ramo de bares e restaurantes do estado estiveram reunidos em São Paulo para buscar soluções para o setor alimentício e gastronômico.
O encontro contou com a presença de Nei Jorge Feniar, presidente do SindResBar - SP (Sindicato de Bares e Restaurantes de São Paulo), que também é proprietário da rede Habib's.
Na reunião, o vice-governador Felício Ramuth, reiterou a necessidade do apoio aos empreendedores nesse período após a pandemia da COVID-19. "É necessária uma atenção maior para os donos de estabelecimentos comerciais, principalmente, donos de bares e restaurantes e similares. Afirmo que o estado dará todo apoio a esse setor importante do país".
o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto Lucena, também participou da reunião representando o setor turístico, uma vez que o segmento de gastronomia é um dos responsáveis pela movimentação do turismo, o que justifica a interação entre os segmentos.
Hoje o mercado de alimentos e bebidas é um dos maiores geradores de empregos no Brasil e tem expectativa de crescimento neste ano de 2023, apesar de a inflação ser um obstáculo.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Leite, novas medidas são necessárias para o aquecimento nesse primeiro semestre. "A tônica agora é unificação e trabalho árduo. Precisamos mostrar que São Paulo, continua uma referência em relação aos outros estados da federação".
A Diretora Executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, Giselle Estefano, ressaltou a integração entre as forças que movem o setor no estado e no Brasil. " É gratificante ver essa união entre estado, empreendedores, veículos de comunicação e entidades. Precisamos ter mais iniciativas como essas".
Além disso, o mercado de franquias cresceu 16.8% a mais no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, segundo o Governo de SP.