O Banco de Leite Humano (BLH) de Caraguatatuba procura novas doadoras de leite materno para suprir a demanda de recém-nascidos da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris e da UTI Pediátrica do Hospital Regional do Litoral Norte.
O objetivo é coletar 25 litros de leite por semana e atualmente a demanda chega de cinco a sete litros. Nos meses de junho e julho, o Banco de Leite recolheu 26 litros.
Segundo a enfermeira e coordenadora do espaço, Ana Cláudia Oliveira, atualmente o Banco de Leite tem 16 doadoras ativas, mas a ideia é alcançar novas mães e assim suprir a demandas dos hospitais.
A extração do leite é realizada pela própria mãe, quando for conveniente para ela e a quantidade também fica a critério da doadora. Por isso, é importante que mais mulheres estejam dispostas à doação.
Para ser doadora, a mãe e o bebê devem estar saudáveis e o bebê com um ganho de peso adequado. A doadora deve realizar exames de sangue conforme protocolo da Rede Brasileira de Bancos de Leite.
Para auxiliar as mães e facilitar o processo, as doações são retiradas uma vez por semana pela própria equipe do Banco de Leite de Caraguatatuba. Um litro de leite materno doado pode ajudar a salvar a vida de até 10 recém-nascidos por dia.
As interessadas em doar podem procurar a unidade do Banco de Leite CEAMI, localizado dentro do prédio do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), no Sumaré. O horário de funcionamento da unidade é das 7h às 17h. O telefone para dúvidas é o (12) 3897-3510.
O espaço também conta com número de whatsapp criado para facilitar a comunicação do espaço com as doadoras de leite e fornecer orientações de modo remoto. O telefone de contato é (12) 99635-3917, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.