Os tripulantes do Aquabus, transporte aquaviário em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, foram surpreendidos por um espetáculo impressionante durante uma de suas viagens. Uma baleia jubarte foi flagrada realizando saltos próximos à embarcação, encantando moradores e passageiros.
O registro foi capturado por Theodoro Quaglia, um dos tripulantes do Aquabus, e as imagens foram divulgadas pela Prefeitura de Ilhabela nesta quarta-feira (19). No vídeo, é possível ver a majestosa baleia pulando e exibindo toda a sua graciosidade.
A Temporada de Baleias em Ilhabela é um dos fenômenos naturais mais impressionantes do Brasil. Anualmente, centenas de baleias jubarte se reúnem nas águas quentes de Ilhabela, atraindo turistas do mundo todo para admirar essa exibição de força e beleza.
O que é o Aquabus
O Aquabus opera com três embarcações, nomeadas "Elpídio Sampaio", "Edgar Lúcio" e "Zé de Alicío", atendendo os píeres do Perequê, Engenho D’Água e Vila (Centro Histórico). Cada embarcação tem capacidade para aproximadamente 60 passageiros e está equipada com ar-condicionado e TVs de tela plana, proporcionando conforto durante a viagem. Além disso, as embarcações são acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
As embarcações do Aquabus são equipadas com motores modernos e sistemas de GPS, garantindo segurança e eficiência na navegação. O valor da passagem é equivalente ao do transporte urbano terrestre, permitindo a integração completa com os ônibus da cidade através do Bilhete Único pelo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
O serviço do Aquabus funciona diariamente, das 6h50 às 17h, com embarques e desembarques a cada 40 minutos. No entanto, o tempo de viagem pode variar conforme as condições meteorológicas.
Temporada de observação de Baleias e Golfinhos
Na temporada anterior, Ilhabela registrou mais de 780 avistamentos de baleias, um marco que eleva as expectativas para 2024. Para garantir uma experiência enriquecedora e sustentável, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Projeto Baleia à Vista e o VIVA Instituto Verde Azul, está promovendo uma série de capacitações para empresas e prestadores de serviços locais.
A Baleia Jubarte
Segundo as informações do Projeto Baleia Jubarte, a baleia jubarte, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae – “grandes asas da Nova Inglaterra”, referência às enormes nadadeiras peitorais e à região dos Estados Unidos na qual a espécie foi identificada pela ciência pela primeira vez é uma das mais conhecidas e mais queridas dentre as grandes baleias que habitam os mares do planeta.
Atingindo até 16 metros de comprimento e podendo pesar cerca de 40 toneladas, as jubartes são facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie, pelas já referidas grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo e são geralmente brancas, e pela cauda cuja face inferior possui padrões de coloração em branco e preto, que são únicos para cada indivíduo, permitindo sua identificação individual.