Uma baleia-jubarte foi encontrada morta flutuando no mar da região da Ilha Anchieta, em Ubatuba, nesta quarta-feira (27).
O Instituto Argonauta recebeu um acionamento da equipe do Parque Estadual da Ilha Anchieta sobre uma carcaça de baleia boiando entre a Ilha Anchieta e Ilha das Palmas. No local, a equipe identificou o animal como um macho, juvenil da espécie baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae).
A carcaça tinha aproximadamente sete metros e estava emalhada em uma rede boiada (tipo de rede de emalhar com boias), com aproximadamente 50 metros de comprimento. Na rede ainda foram encontrados outros animais como cações, uma corvina e um caranguejo-relógio.
Acredita-se que se trata do mesmo animal que o Instituto recebeu o acionamento no dia anterior informado pela equipe parceira do Projeto Baleia Jubarte. A equipe do Instituo realizou a coleta dos materiais como pele, gordura e músculo para pesquisa e rebocou o animal até uma área onde permitiu o procedimento de encalhe controlado.
O encalhe controlado do animal foi realizado seguindo a técnica desenvolvida pelo Instituto Argonauta, e como medida de segurança, a carcaça foi amarrada e ancorada para se decompor naturalmente e evitar que a maré não a desencalhe.