Avibras cancela demissão dos 420 funcionários na planta de Jacareí

Acordo com a direção da empresa foi aprovado em assembleia pelos metalúrgicos nesta terça-feira (19)

Redação Band Vale

Avibras cancela demissão dos 420 funcionários na planta de Jacareí
Divulgação/ Sindicato dos Metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos conseguiu reverter as 420 demissões realizadas pela empresa Avibras, em Jacareí. O acordo com a direção da empresa foi aprovado em assembleia pelos metalúrgicos nesta terça-feira (19).

De acordo com o Sindicato, os trabalhadores que haviam sido demitidos vão cumprir layoff e terão os contratos suspensos por cinco meses. Todos os funcionários da fábrica terão estabilidade no emprego durante esse período e os que fizerem parte do layoff terão essa garantia até o final do ano. 

Outros 150 funcionários que permaneciam na fábrica também terão os contratos suspensos e receberão remuneração que vai variar entre 70% e 100% do salário líquido. Trinta dias antes do término do layoff, Sindicato e empresa voltam a se reunir para avaliar medidas para preservar os empregos. O acordo entrará em vigor após a homologação.

Ainda de acordo com o Sindicato, a Avibras se comprometeu a pagar a partir de maio, de forma parcelada, os salários de março (que estão atrasados). Os de abril serão pagos no dia 30.

O acordo também prevê reajuste salarial pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), em 1º de setembro (data-base da categoria), e renovação de todos os direitos por dois anos.

O que diz a Avibras

Em nota, a Avibras afirma que em cumprimento à liminar concedida pela Justiça do Trabalho, a empresa vai reintegrar a partir desta terça-feira (19), os profissionais desligados no dia 18 de março. 

A empresa também informa que permanece empenhada e focada em sua recuperação, no cumprimento de seus compromissos com todos os seus públicos de relacionamento e no desenvolvimento de novos mercados para assegurar a sua sustentabilidade empresarial. 

Histórico das demissões

A Avibras demitiu 420 trabalhadores da fábrica de Jacareí no dia 18/03. De acordo com o sindicato, a demissão ocorreu antes que houvesse qualquer negociação entre a empresa e a categoria.

Em nota enviada no dia das demissões, a Avibras informou que tomou ações de reestruturação, “mantendo as atividades essenciais para o cumprimento dos compromissos contratuais assumidos junto aos seus clientes”.

A empresa também afirmou que teve os resultados fortemente impactados pela pandemia da Covid-19. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.