Audiência de conciliação define plano de cadastramento dos moradores do Banhado

Reunião durou mais de três horas

Redação Band Vale

Audiência de conciliação define plano de cadastramento dos moradores do Banhado
Divulgação/PMSJC

A audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (11), entre moradores do Parque do Banhado e representantes da Prefeitura de São José dos Campos, resultou em um acordo parcial para identificação das famílias.

Sob protestos por parte dos moradores, a reunião realizada na Segunda Vara da Fazenda Pública durou mais de três horas. O encontro também contou com a presença de integrantes da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual.  

Na discussão, ficou definida a execução de um plano de cadastramento dos moradores que estão na área alvo da liminar concedida pela Justiça. As famílias poderão sair voluntariamente após conhecer as condições de remoção e ingresso em programas assistenciais. 

Antes de cumprir a decisão judicial que permite a remoção das famílias, foi acordado que a prefeitura deve realizar o cadastramento, por meio de questionário, com a presença de servidores civis e assistentes sociais, sem a atuação da polícia.

Também ficou estabelecido que a prefeitura deve fazer uma inspeção técnica no local para medir o traçado e depois entregar um arquivo com as definições exatas de ‘geo-referenciamento’ que confirme os limites da área alvo do levantamento.

Não foi definida data para a intimação das famílias, que será realizada por oficial da justiça somente após a realização do cadastramento. Apesar do acordo, a Defensoria Pública não descartou a tentativa de reverter a retirada dos moradores. 

A Prefeitura obteu recentemente na Justiça uma liminar que autoriza retirada de parte dos moradores, o que motivou a reunião de conciliação.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.