Uma atleta negra da delegação de São José foi alvo de racismo durante a 84ª edição dos jogos abertos de São Sebastião na manhã deste sábado (08), às 11h.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), a vítima, de 30 anos, compareceu na delegacia e relatou que participava de um evento, na Arena Esporte, no centro da cidade, quando ouviu diversas ofensas racistas de um homem.
Ainda de acordo com o órgão, por se tratar de crime de ação condicionada, ela foi orientada quanto ao prazo para a representação criminal. O caso foi registrado como injúria no 1ºDP de São Sebastião.
O que diz a delegação de São José
A delegação de São José, por meio de nota, informou que se posicionou a favor da atleta, e fez um boletim de ocorrência na delegacia e uma representação junto ao comitê organizador dos Jogos. Agora, aguarda a investigação dos fatos, que deve ser apurado pela justiça
O que diz a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo
Em nota, a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo informa que repudia todo e qualquer ato de racismo, tratando o esporte como atividade inclusiva e exemplo de convivência para todos. Qualquer postura alheia a esse entendimento viola o regulamento da competição, bem como o Código Civil Brasileiro e, quando comprovado, pode resultar na expulsão imediata de seus autores.
A Secretaria de Esportes esclarece ainda que foram registrados boletins de ocorrência tanto da atleta ofendida, bem como do esportista supostamente autor das ofensas. Como o ato ocorreu fora do local de competição e sem testemunhas da organização dos 84° Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, a Pasta se coloca à disposição e aguarda o resultado das investigações pela autoridade policial.