Assembleia Geral da CNBB: Bispos se reúnem em Aparecida para discutir temas

Encontro inicia nesta quarta (19) em Aparecida

Redação Band Vale

Santuário Nacional de Aparecida
Reprodução

A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inicia nesta quarta-feira (19), no Santuário Nacional de Aparecida, com uma fala de abertura de Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil. A temática principal está voltada à avaliação global da caminhada da CNBB. 

Na sequência, na primeira sessão do dia, os membros da presidência da CNBB, cujo mandato se encerra nesta edição da assembleia, apresentam o relatório de balanço de gestão 2019-2023. 

No relatório constam as principais iniciativas realizadas nos últimos quatro anos, especialmente no que se refere às ações promovidas no período da pandemia, como campanhas e projetos. 

Também constam informações das atividades desenvolvidas pelas comissões da entidade e, ainda, um balanço dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da campanha da fraternidade. 

Já a segunda sessão do dia, programada das 11h às 12h30, será dedicada à apresentação da análise de conjuntura social ao episcopado brasileiro, realizada pelo grupo responsável pelas análises da CNBB.

A terceira sessão, na qual será feita a análise de conjuntura eclesial, será realizada no auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional de Aparecida.

Tema central e outros temas

A pauta inclui um tema central: avaliação global da caminhada da CNBB. Os outros seis temas prioritários são: doutrina da fé, liturgia, regimento da CNBB, relatório do quadriênio, relatório econômico, textos litúrgicos.

O que é a CNBB 

A CNBB é responsável por coordenar as atividades pastorais e administrativas da igreja no Brasil, bem como por definir políticas e diretrizes para a ação pastoral. 

A entidade é reconhecida pela Santa Sé como a legítima representante dos bispos do Brasil e atua em colaboração com as demais instituições e pastorais da igreja católica no país. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.