Após fortes chuvas, ponte é destruída e deixa moradores ilhados em Ubatuba

Seis pessoas não conseguiram retornar para suas residências; moradores do bairro Folha Seca estão ilhados

Redação Band Vale

Após fortes chuvas, ponte é destruída e deixa moradores ilhados em Ubatuba
Divulgação/ Defesa Civil SP

Após fortes chuvas em Ubatuba, a Ponte do bairro Folha Seca foi destruída na noite desta quinta-feira (7) e deixou moradores ilhados. Seis pessoas não conseguiram retornar para suas residências e ficaram abrigadas na escola Ernesmar.

Na manhã desta sexta-feira (8), o Exército Brasileiro esteve no local para analisar a situação e buscar soluções para não deixar a comunidade isolada. De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuva nas últimas 72h, foi de 344mm.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, o Exército fará a montagem de uma ponte provisória no local. O Governo do estado São Paulo, por meio da Defesa Civil, fará a reconstrução definitiva da ponte estrutural. 

Chuvas

As fortes chuvas que atingiram Ubatuba na noite da quarta-feira (6), deixaram sete famílias desabrigadas. Foram registrados extravasamento de rios, deslizamentos de terra e quedas de árvores na cidade.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, no município foram registrados acumulados de 256mm de chuva nas últimas 24h. Os rios Angeli e Colônia de Férias transbordaram e causaram alagamentos nos bairros Taquaral e Colônia de Férias. 

Sete famílias, totalizando 16 pessoas, do bairro Taquaral e Angelim, ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para um abrigo provisório na Escola José de Souza Simeão. Todos estão sendo assistidos pela Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade do município.

Famílias

As quatro famílias que estavam na EM José Simeão, no bairro Taquaral, permanecem no local assistidas pelas equipes da prefeitura. Ainda não há previsão de retorno para as residências.

Aulas

Em reunião entre secretários e prefeito, optou-se pela suspensão das aulas em todas as unidades municipais devido à falta de água, pois a Sabesp ainda não retomou o abastecimento. As secretarias das escolas estão abertas e os gestores estão nas unidades, mas alunos e docentes foram dispensados.

Doações

A solicitação de doações continua, com água potável, roupas infantis em bom estado e kits de higiene pessoal, com produtos como sabonete, escova de dente, absorventes, fraldas tamanhos X e XXG e, também, de toalhas de banho. O Fundo Social de Solidariedade (Funsoc) pede que as doações não sejam levadas para a escola.

As doações devem ser entregues somente na sede do Funsoc, que fica na rua Governador Abreu Sodré, no Perequê-Açu – antigo terminal turístico.

Sabesp

Segundo a Sabesp, ainda não há previsão para o retorno do abastecimento. A equipe está trabalhando na cabeceira do rio, com maquinário específico, para a retirada de pedras e areia que estão próximas à captação, obstruindo a entrada da água. 

Matéria em atualização

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.