Após denuncia de abuso, escola de São José vai receber câmeras do CSI

Vítima é uma aluna de cinco anos de idade e teria dito para a avó que o “tio falou para não falar”

Redação Band Vale

Família de criança de 5 anos denuncia abuso em escola de São José  Reprodução/ Google Maps
Família de criança de 5 anos denuncia abuso em escola de São José
Reprodução/ Google Maps

Após denuncia de abuso sexual na escola municipal EMEI José Madureira Lebrão, no Jardim Mariana II, a Prefeitura informou que irá realizar a instalação de câmeras do CSI no centro de ensino.

A Prefeitura informou que na última quarta-feira (24), a vítima, de 5 anos, cadastrada no programa RIA, foi encaminhada pela UBS Jardim Americano, para investigação de violência. Nesta quinta-feira (25), foi realizado o atendimento pediátrico no CAPS, onde são atendidas as crianças com questões relacionadas à violência. 

Foram solicitados exames e realizada a solicitação de acompanhamento psicológico para a menor, que será realizado para elaboração de Projeto Terapêutico Individual. O atendimento em psicologia será iniciado na semana que vem.

A Prefeitura também informou que a criança já está em uso de PEP por 28 dias, protocolo para os casos suspeitos de violência e será devidamente acompanhada por equipe do CAPS Infantil e que colabora com as investigações da polícia e aguarda a conclusão do inquérito. 

Instalação de câmeras

A Prefeitura informou por meio de nota que pretende implantar câmeras em todas as escolas e está iniciando na EMEI José Madureira Lebrão.

O município completa que a instalação nas demais unidades dependerá de processo licitatória e ainda não é possível definir os prazos.

O caso

A família da vítima, de cinco anos denunciou, na noite dessa segunda-feira (22), o caso que supostamente teria acontecido na escola, que fica no Jardim Mariana II, zona leste da cidade. 

De acordo com o depoimento da avó, a criança tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) e voltou da escola se queixando de dor nas partes íntimas. A menina apresentava sangramento quando a mãe identificou os ferimentos. 

Ainda no relato da avó, a família conversou com a criança para saber o que teria acontecido e a vítima informou que o “tio falou para não falar”. No hospital, a médica confirmou que os ferimentos são característicos de abuso, pontuando “tudo indica que foi um abuso”.

Invasão escola

Moradores de São José dos Campos e pais de alunos da escola EMEI José Madureira Lebrão, realizaram uma tentativa de invasão em frente do centro de ensino após denuncias de um caso de abuso contra uma criança de cinco anos de idade (Confira no vídeo abaixo).

Nas imagens é possível perceber a presença de equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) na frente da porta do colégio, evitando a entrada dos moradores no local. Em um dos vídeos a avó da criança pede que os responsáveis deixem a neta entrar para identificar quem foi o autor do crime.

Mais notícias

Carregar mais