Ambientalistas realizam resgate raro de baleia jubarte

Ação aconteceu no Canal de São Sebastião após animal ficar preso em rede de pesca

Redação Band Vale

Equipes do Instituto Argonauta com apoio do Projeto Baleia à Vista e Projeto Conservação Toninha, conseguiram retirar nesta sexta-feira (4) uma jubarte que estava presa em uma rede de pesca no Litoral Norte. Após o resgate, o mamífero ainda foi acompanhado pela equipe à distância para se certificar de que a operação ocorreu dentro do planejado.

O trabalho emocionou todos os envolvidos. “Um dos momentos mais importantes e mais realizadores de todo trabalho de resgate e reabilitação de fauna que já executamos ao longo destes 25 anos em toda a região é justamente quando a gente consegue liberar um animal tão especial quanto uma baleia e descobrir que ele vai poder continuar a sua trajetória de vida por mais tempo na natureza” disse o presidente do Instituto Argonauta, Hugo Gallo.

Mas a operação poderia ter outro final. Segundo os ambientalistas, antes da chegada dos especialistas, turistas tentavam fazer a retirada do animal. Uma ação que oferece risco tanto para os banhistas quanto para os animais.

Nesta época do ano é comum baleias da espécie jubarte passarem pela costa do Litoral Norte. Muitas delas seguem a caminho de Abrolhos, na Bahia, para um período de reprodução em águas mais quentinhas.

Apesar da proibição da caça no Brasil, as redes de pesca deixadas pelos pescadores no mar, representam inúmeras ameaças para esses animais. Quem se deparar com uma baleia ou outro animal marinho que precise de ajuda no Litoral Norte deve acionar o serviço de resgate pelo 0800-642-3341.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.