Na manhã desta quinta-feira (20), dia em que é comemorado o aniversário de 166 anos de Caraguatatuba, alunos participaram do evento de posse da Câmara Jovem. Ao todo, 15 titulares e 15 suplentes foram eleitos nas escolas.
A Câmara Jovem tem o objetivo de oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia por meio da vivência de processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.
A câmara contribui para o desenvolvimento de uma das dimensões de cidadania: o conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, qual o papel desempenhado pelo poder legislativo, em especial, o da Câmara Municipal de Caraguatatuba e como se processa a elaboração das leis municipais.
O programa permite que jovens vereadores elaborem proposituras legislativas no sentido de ofertarem soluções para problemas identificados no contexto social, cultural e econômico, além de despertar o senso crítico dos jovens de modo a permitir de forma ativa articular conhecimentos sobre as práticas legislativas a sua realidade.
Como começou
O programa foi desenvolvido em 2017 pela Câmara Municipal de Caraguatatuba. O programa é composto por 15 estudantes titulares e 15 suplentes, do ensino fundamental II, com idade máxima de 15 anos.
A indicação de um professor orientador, além de ter a finalidade de conferir apoio ao jovem vereador durante os trabalhos desenvolvidos na câmara municipal objetiva, ainda, contribuir para a disseminação das práticas legislativas no ambiente escolar de modo a estimular novas participações com o aperfeiçoamento do programa.
Em cada unidade escolar acontece o processo eleitoral para a escolha dos jovens vereadores.