Alex Kidd in Miracle World DX

Clássico do Master System retorna com nova roupagem para consoles e PC

Eddy Venino - Equipe BANDx

Divulgação
Merge Games

Devo começar esse texto com uma confissão: não joguei Alex Kidd no Master System.

Antes que comecem a tacar pedras, em minha defesa, na época que eu tive acesso ao console, era muito difícil ter uma variedade ampla de títulos. Havia poucos jogos nas locadoras (coisa de velho, né?) e eu não tinha muita grana pra gastar com games. Então ficávamos restringidos aos jogos que os amiguinhos podiam emprestar. E Alex Kidd não figurava entre eles.

Mas, nos altos dos meus 33 anos, tive a oportunidade de conhecer esse herói nostálgico e ainda apresentá-lo ao meu filho. É como dizem: antes tarde Duke Nukem!

Merge Games/Divulgação

 

Visual renovado, gameplay enfezado!

A primeira coisa que salta aos olhos logo que você começa a jogar Alex Kidd in Miracle World DX é como esse jogo tá danado de bonito! A Jankenteam (time de desenvolvedores montada especialmente para trabalhar neste game) caprichou na arte e trilha sonora desta nova roupagem do menino Alex. Dá uma olhada no trailer abaixo pra você ter um gostinho do que eu to falando:

É gritante o carinho investido pelo time de desenvolvimento neste jogo. Eu tive o privilégio de jogar com meu filho, no velho e bom esquema de ‘morreu, passa o controle’. E devo dizer, foram várias vidinhas perdidas em nossa jogatina. 

Depois de alguns minutos jogando, o encanto com a bela música e arte lindíssima, dão lugar a concentração absoluta, para que distração nenhuma o faça perder coraçõezinhos à toa. Suamos frio em diversas fases, mas não paramos, porque maior que a dificuldade do jogo, era a diversão que ele proporcionou.

Merge Games/Divulgação

 

Old But Gold

Novamente devo destacar o carinho da Jankenteam em conjunto com a publicadora Merge Games em relação a Alex Kidd in Miracle World DX. E aqui eu não me refiro apenas ao tratamento dado a essa versão que acompanha intrinsecamente o clássico, mas a possibilidade de você poder alternar entre a nova versão e a original. Na verdade, melhor que a original, né?! Mas vou contextualizar melhor pra quem nunca jogou Alex Kidd - assim como eu.

Alex Kidd é um clássico do SEGA Master System de 1986. Um jogo 2D plataforma com premissa simples: ir de fase em fase, encarando os inimigos, derrotando chefes, até o vilão final. Temos no clássico do Master System todos elementos que faziam parte de diversos jogos da época, como fases aéreas, na floresta, aquáticas e com monstros dos diversos tipos. Mas Alex se destaca pelo nível de precisão exigido e seus chefões. Enquanto em jogos contemporâneos temos barras de vida ou vários corações, em Alex Kidd, cada erro custa uma vida. Então você tem que ter cuidado ao saltar ou atacar um inimigo, porque se feito um milésimo de segundo fora do tempo, você morre. E, devo te dizer, isso te deixa DOIDO DE RAIVA! Mas também te instiga a ser cada vez melhor na execução das suas ações. E no final dessas fases há um chefe carismático te esperando. E se você aguarda um confronto tradicional com mecânicas repetitivas… tá, você até vai ter. Mas antes disso rola uma disputa de jokenpô. É isso mesmo, JOKENPÔ! O nosso bom e velho Pedra-Papel-Tesoura! Eu não sabia que precisava dessas disputas até estar nelas. Fora que cada um dos chefes é uma MÃO! Você, combatendo mãozinhas estilosas e malvadas, como não curtir?!

Merge Games/Divulgação

 

Todo mundo se diverte!

Não se apavore! Não fique pensando que Alex Kidd in Miracle World DX é um jogo inacessível e que só quem for hardcore vai conseguir passar as fases e então encarar as “Mãos do Mal”. Esta versão tem novos modos e opções. E, sim, eu fiz uso delas.

Além de poder trocar entre a nova versão e a clássica com apenas um toque no botão, há mais algumas implementações que vão te ajudar a não se preocupar com a dificuldade, apenas se divertir.

Alex Kidd in Miracle World DX traz a opção de vidas infinitas, o que não diminui a dificuldade do jogo, mas te dá MUITAS oportunidades pra ficar tentando passar as fases. 

Além desta opção, ao finalizar o jogo, você terá acesso a dois outros modos: 

  • Boss Rush Mode: onde você pode desafiar os chefões em sequência;
  • Classic Mode: a versão do Master System em toda a sua glória nostálgica para os fãs.

A jogatina te encanta e fico grato por ter a oportunidade de visitar esse clássico depois de três décadas. E ainda poder experimentar isso ao lado do meu filho, ver as reações dele, e concluir que um clássico de verdade carrega uma magia atemporal e sempre irá entreter aqueles que o jogam.

Alex Kidd in Miracle World DX está disponível para PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X e Nintendo Switch.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.