É difícil passar pela legislação de imigração americana e isso é ainda mais complicado se estiver solicitando o Ajuste de Status como cônjuge. Como ficou claro ao longo deste trabalho, uma compreensão dos processos envolvidos na solicitação é de suma importância para uma transição suave para a residência permanente legal. Este blog explicará como e quando solicitar o green card baseado em casamento , como preencher o I-485 e QUANDO você pode ser elegível para registrar AMBOS os I-130 e I-485 ao mesmo tempo - o que é uma ótima ferramenta para ajudar nossos clientes a chegarem ao próximo passo em sua jornada de imigração.
Como solicitar o Ajuste de Status por meio de casamento?
Petição de imigrante para mudança de status conhecida como Adjustment of Status (AOS) permite que indivíduos fisicamente presentes nos EUA solicitem um Green Card sem voltar para seu país de origem. Dessa forma, cônjuges de cidadãos dos EUA ou residentes permanentes legais podem obter residência permanente legal preenchendo o Formulário I-485 Application to Register Permanent Residence or Adjust Status.
Você pode se qualificar dependendo do status do seu cônjuge. Se for casado com um cidadão dos EUA, você é classificado como parente imediato, o que significa que você pode se inscrever sem ter que esperar pelo número do visto. No entanto, se você for casado com um residente permanente legal, é preciso esperar por um número de visto na categoria de preferência familiar, o que torna o processo mais longo.
Para que uma solicitação seja bem-sucedida, é preciso haver documentos de suporte. Uma fotografia legítima do casal também é necessária; certidão de nascimento ou equivalente, bem como uma fotografia, certidão de casamento e extratos bancários oficiais do requerente; exame médico por um médico autorizado do USCIS nos EUA para atender aos padrões médicos necessários para aquele país.
Como preencher o Formulário I-485
O primeiro e mais importante passo do processo de Ajuste de Status é o Formulário I-485 , e ele deve ser preenchido corretamente. Aqui estão os principais passos:
- Informações Pessoais: Comece com o primeiro e segundo nome e nome dos pais, data de nascimento e local, endereço residencial, seguro e quaisquer necessidades especiais. Deve haver algum nível de precisão porque quaisquer lapsos podem levar a alguma forma de atraso.
- Detalhes conjugais: Descreva seu casamento, incluindo o primeiro e último nome do seu cônjuge, a data e o local. Eles também fornecem ao USCIS as informações essenciais para determinar se seu relacionamento é genuíno.
- Histórico de Emprego e Viagem: Informe sua ocupação habitual e histórico de viagens. A partir dessas informações, o USCIS verifica se não há nenhuma lacuna ou discrepância em seu histórico passado.
- Histórico Criminal: Registros criminais também devem ser divulgados. Coisas que seriam deixadas de fora levariam alguém à negação ou ao escrutínio de biomedidas.
- Assinatura: Lembre-se de assinar o formulário. Eventualmente, formulários não assinados serão rejeitados automaticamente pelo USCIS, o que significa que as aprovações levarão tempo desnecessariamente.
Os documentos que você deve enviar ao preencher o Formulário IA I-485 incluem seu passaporte, certidão de casamento, Formulário IA I-94 e duas fotos semelhantes a passaportes. Além disso, o Formulário I-864, Declaração de Apoio, deve ser preenchido pelo seu cônjuge, para demonstrar que ele tem meios financeiros para sustentá-lo e que você não se tornará um encargo público.
Os cônjuges de residentes permanentes são elegíveis para o arquivamento simultâneo dos formulários I-130 e I-485?
Simultâneo significa buscar permissão por meio de dois formulários de imigração ao mesmo tempo, especialmente o Formulário I-130 , Petição para Parente Estrangeiro e o Formulário I-485. Como visto anteriormente, essa opção pode ser útil e economizar tempo, principalmente para os requerentes com agendas extremamente ocupadas. Na verdade, para os cônjuges dos cidadãos dos EUA, o processo conhecido como arquivamento simultâneo é admissível, e os formulários são enviados e processados ao mesmo tempo, o que torna o caminho para o Green Card mais tranquilo. Esse processo ajuda a evitar a espera pela Aprovação do Formulário I-130 antes do arquivamento do Formulário I-485.
No entanto, para cônjuges de residentes permanentes legais, o arquivamento simultâneo depende da disponibilidade do visto. Se um número de visto estiver disponível no momento do arquivamento, eles podem enviar o Formulário I-130 e o Formulário I-485 juntos. Para determinar se um número de visto está disponível, os cônjuges devem verificar o Visa Bulletin. Se um número de visto não estiver imediatamente disponível, o cônjuge deve esperar que um seja aberto antes de arquivar o Formulário I-485.
Quando o visto estiver disponível, o processo é similar ao de um cônjuge de um cidadão americano, exceto pela opção três acima. Isso é um grande estresse para garantir que se siga o boletim de visto de deficiência de perto e saiba o que fazer ou não fazer.
O processo e as diretrizes envolvidas no arquivamento para Ajuste de Status são discutidos aqui com foco nos seguintes aspectos principais: elegibilidade para ajuste de status; Formulário I-485; e regras de arquivamento simultâneas no caso de Ajuste de Status com base em casamento. Se bem preparado, o processo pode prosseguir sem problemas. Arquivar o Formulário I-130 com o Formulário I-485 é um passo mais perto de se tornar um residente permanente legal nos Estados Unidos da América.