A Prefeitura de São José dos Campos informou que iniciou, nesta sexta-feira (16), a substituição de 10 ônibus da frota do transporte público. A medida acontece em meio à indefinição do novo sistema do município.
Segundo a administração, as substituições dos veículos serão em linhas das empresas Expresso Maringá e Joseense Transporte, duas das três que formam o Consórcio 123, responsável pelo serviço no município.
As linhas que terão a troca de veículo serão: 237 (Novo Horizonte / Aquárius), 240 (Novo Horizonte / Campo dos Alemães) e 204 A e B (Novo Horizonte / Centro). Já na Maringá, a substituição será na linha 340 (ECO Campos de São José – Via Cambuí / Centro).
O objetivo da Prefeitura é garantir mais qualidade nos serviços e reduzir custos.
Os novos veículos são da Marcopollo Torino - Mercedes Benz, modelo OF1721, com 84 lugares, sendo 46 sentados e 38 em pé, com mais espaço para circulação e três portas, permitindo maior conforto para passageiros, principalmente no desembarque.
Os ônibus também são movidos a biodiesel, combustível renovável, biodegradável e menos poluente.
Licitação segue indefinida
A licitação para o aluguel de 400 ônibus elétricos em São José dos Campos se encontra em um impasse.
Em janeiro deste ano, a Urbam negou o recurso da empresa candidata na licitação.
Na ocasião, a Urbam informou que a decisão de desclassificação da empresa foi baseada na não apresentação dos documentos contábeis de acordo com as exigências do edital. No recurso apresentado pela Master Solutions Logística Ltda, não foram apresentados argumentos válidos que justificassem a alteração da decisão da comissão de licitação.
Esta foi a quarta tentativa da prefeitura para locação de veículos elétricos. Uma delas terminou com apenas uma empresa, que não foi habilitada. Outras duas foram suspensas pela Justiça após problemas.