Você já deve ter ouvido falar do famoso filme "O Lobo de Wall Street", mas talvez não saiba que ele foi inspirado em um livro escrito por Jordan Belfort. Ele foi um investidor de muito sucesso, mas também se tornou um motivador inspirador. Interpretado por Leonardo Dicaprio, o filme é um clássico das telinhas quando o assunto é mercado financeiro, drama e suspense.
O filme foi indicado a cinco Oscars - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Contudo, muitos não sabem da história real do Lobo de Wall Street.
Inicialmente, Jordan, que é interpretado no filme por Dicaprio, começou a estudar odontologia, mas logo percebeu que buscava oportunidades mais lucrativas. Assim, ele embarcou em empreendimentos antes de se dedicar à carreira de corretor no final dos anos 80. No entanto, sua trajetória foi marcada por um famoso caso de fraude na corretora Stratton Oakmont, que o tornou conhecido.
Conheça a história
Jordan Belfort, conhecido como o verdadeiro "Lobo de Wall Street", é um ex-corretor da bolsa que liderou um dos crimes relacionados ao mercado acionário mais famosos da história.
Nascido em 9 de julho de 1962 no bairro do Queens, Nova Iorque, EUA, Jordan ganhou notoriedade por sua atuação na criação da Stratton Oakmont, uma corretora de ações. No entanto, sua fama explodiu quando ele descreveu a fraude em seu livro "O Lobo de Wall Street".
Antes de sua carreira na bolsa, Jordan tentou seguir a odontologia após concluir o ensino médio, mas acabou abrindo um pequeno negócio de gelo junto com seu amigo de infância, Elliot Loewenstern, para poder ingressar na faculdade.
Após deixar a faculdade de odontologia, ele se aventurou em um negócio de carne e frutos do mar que cresceu inicialmente, mas sua falta de experiência em administração levou-o à falência aos 25 anos.
Mais tarde, fundou a Stratton Oakmont, onde surpreendeu com o negócio, que chegou a empregar 1000 corretores e negociou mais de US$ 1 bilhão. A empresa era focado em penny stocks, como são chamadas as ações de menor valor. Jordan viu a oportunidade e viu o negócio superar suas expectativas.
Jordan é processado e preso
Devido o sucesso da companhia, Jordan foi alvo de monitoramento pela Associação Nacional de Negociantes de Valores Mobiliários (atual Autoridade Reguladora do Setor Financeiro) devido ao rápido crescimento e, em 1996, suas práticas irregulares foram finalmente comprovadas, resultando na proibição da empresa pela NASDAQ e na notoriedade midiática.
Em decorrência de suas ações, Jordan foi denunciado e condenado por fraude no mercado financeiro e lavagem de dinheiro. Ele teve que pagar uma multa de US$ 110 milhões e cumpriu 22 meses de prisão, apesar da sentença original de quatro anos.
Em seguida, a história ganhou a mídia até que foi tema de filme nos cinemas, ocasionando em um dos maiores filmes contemporâneos.
História pode virar série?
Apesar da complexa história ser suficiente para muitos capítulos, a única adaptação feita foi o filme O Lobo de Wall Street. Muitos fãs já apontaram que poderia ser uma das melhores séries de todos os tempos, mas nada de concreto avançou.
Nenhuma sequência ou continuação foi cogitada.