5 motivos para entrar (de vez) no universo das moedas digitais

*Por Cássio Rosas

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5 motivos para entrar (de vez) no universo das moedas digitais
Divulgação/Wiboo

Pagar determinada quantia por um produto é um hábito que existe há muito tempo – e que continuará existindo no futuro. O que muda é a forma como fazemos isso. Do escambo na Idade Média passamos para dinheiro, cédulas, notas, cheques, cartões e transações virtuais. Agora estamos diante de uma nova mudança: a entrada das moedas digitais. 

Sim, esses ativos estão cada vez mais presentes nas lojas brasileiras, e os consumidores, antes reticentes, começam a fazer bom uso do modelo. Pesquisa da Mastercard indica que 40% dos consumidores desejam utilizar criptomoedas já a partir de 2022 – e 75% usariam se tivessem melhor compreensão sobre elas. Os dados mostram que as barreiras em relação a elas estão caindo. 

Para ajudar nessa compreensão, veja cinco motivos para acabar com o receio e entrar de vez nesse universo: 

1 – Popularização em diferentes segmentos

As moedas digitais e todo o universo cripto ganharam um espaço significativo com a valorização contínua dos principais ativos, como o bitcoin, nos últimos anos. Isso fez as empresas passarem a enxergar esse nicho com outros olhos. Dessa forma, diferentes segmentos do varejo, de supermercados a drogarias, passando por lojas de departamento e franquias, estão começando a adotar esse meio de pagamento em suas transações, oferecendo uma modalidade rápida, segura e simples para as relações de troca. 

2 – Segurança nas transações 

Quando o assunto é dinheiro, qualquer novidade é acompanhada com ressalvas no início. Foi assim com os cheques, cartões e, agora, com as moedas digitais. Contudo, a preocupação que organizações e usuários tinham em relação a esse universo foi, pouco a pouco, ficando para trás. Hoje muitos sabem que o blockchain, tecnologia que serve como base para os principais ativos digitais, é um dos elementos mais seguros para transações on-line, permitindo que a informação viaje pela web em blocos criptografados por complexos códigos matemáticos, dificultando a ação de cibercriminosos. 

3 – Transparência das informações 

Outra metamorfose das moedas digitais nos últimos anos está relacionada à transparência das informações. Se antes elas eram associadas a transações suspeitas, hoje a história é bem diferente – novamente graças à força do blockchain. As trocas de informações entre os criptoativos baseados nessa tecnologia são totalmente transparentes. Ou seja, é possível rastrear a navegação dos blocos de informações, mas é praticamente impossível modificar o seu conteúdo. Se a pessoa paga 50 unidades de uma moeda digital em transação, ela pode ficar tranquila que a outra parte irá receber as mesmas 50 unidades. 

4 – Desburocratização nos pagamentos 

O mercado financeiro no Brasil evoluiu muito nos últimos anos, sem dúvida, mas os consumidores ainda precisam lidar com um elemento tipicamente nacional: a burocracia. Pagar uma simples transação pode se revelar mais complexo do que realmente é, com idas a bancos, impressão de boletos, etc. As moedas digitais, em contrapartida, prezam pela descentralização. Isto é, não passam por órgãos reguladores, o que lhes garante mais agilidade, eficiência e velocidade nas trocas entre os dados. Assim mais pessoas conseguem ter acesso fácil a esse tipo de pagamento em relação aos modelos tradicionais, por exemplo.  

5 – Compreensão de tendências

Não é exagero dizer que a evolução tecnológica remodelou o mundo nas últimas três décadas. Hoje a velocidade das mudanças é cada vez maior do que era há dois séculos. Essa nova realidade praticamente obriga as pessoas a acompanharem e compreenderem as tendências que surgem todos os dias. Caso contrário, elas ficarão perdidas na sociedade. Uma das principais novidades na “economia do mundo real” é justamente a entrada das moedas digitais nas transações no varejo. Quanto antes os usuários assimilarem essa mudança de hábito nos pagamentos, mais rapidamente aproveitarão as vantagens que esse modelo tem a oferecer.

* Cássio Rosas é head de Marketing e Estratégia da Wiboo, plataforma com utility token que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio de moedas digitais – e-mail: wiboo@nbpress.com 

Sobre a Wiboo Company 

Criada inicialmente como um social commerce focado em programas de fidelidade, a startup Wiboo é uma plataforma de engajamento on-line que usa como base uma moeda digital (utility token) para divulgação de campanhas das empresas – anunciantes. Ela utiliza a estratégia de member-get-member, transformando usuários comuns em microinfluenciadores nas redes sociais, WhatsApp e Telegram para aquisição de novos consumidores, com uma proposta de redução de CAC e CPC em relação às mídias digitais existentes. A proposta é atuar como uberização da mídia com a segurança do blockchain. A Wiboo, além das plataformas, é criadora do WiBX, primeiro utility token do país negociado na exchange Mercado Bitcoin. Para mais informações, acesse: www.wiboo.com.br   

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