22 pessoas aguardam vagas em leitos de UTI e enfermaria na região metropolitana do Vale do Paraíba

Deste total, 17 casos são de pacientes de Taubaté.

Jesse Nascimento

12 hospitais têm leitos de UTI lotados no Vale do Paraíba
Rovena Rosa/Agência Brasil

Pelo menos 22 pessoas aguardam vagas em leitos de UTI e enfermaria na região metropolitana do Vale do Paraíba. Deste total, 17 casos são de pacientes de Taubaté, que esperam internação na UTI, informou a prefeitura no começo da noite de hoje, 29. As informações são do repórter Jesse Nascimento, da Band Vale FM.

Taubaté registra 100% de ocupação de leitos de enfermaria e 97% de leitos de UTI. 

Mais cedo, o diretor clínico do Hospital Universitário, Ruy Viegas, disse que que a cidade está à beira do colapso. 

“Nossa UPA está lotada, à beira de um colapso. Nossa enfermaria já apresenta escassez de leitos e nossa unidade respiratória atende a 100% da capacidade. Nossa equipe de médicos e colaboradores estão no limite do estresse físico, o que pode comprometer a segurança e a qualidade de atendimento. Nosso Hospital Municipal nunca enfrentou um período de insumo ao atendimento à população”, alertou. 

Nós tentamos contato com o médico, mas ele não quis se pronunciar a respeito do tema. Ao G1, Viegas disse que está treinando equipes para racionar medicamentos a fim de manter o abastecimento. Por enquanto, o hospital consegue fornecer à população o que está no estoque, mas não se sabe como vai ser com a velocidade da infecção, ressaltou.  

Em nota, a prefeitura de Taubaté disse que “o uso racional de materiais e medicamentos é uma medida administrativa. A Secretaria de Saúde segue recebendo materiais conforme programação e efetiva compras necessárias para atendimento às demandas”.

Além dos 17 pacientes na fila em Taubaté, Caraguatatuba registra três doentes na fila, sendo duas vagas para UTI e uma para enfermaria. Mais cedo, outros cinco pacientes foram transferidos para São José dos Campos e também para o hospital Regional do Litoral Norte. Caçapava tem duas pessoas esperando por vaga na fila do CROSS (Central de Regulação de Vagas) com a possibilidade de mais dois pacientes. 

A situação do sistema de saúde é igualmente dramática no Vale da Fé. São Apenas quatro vagas de UTI para atender os pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença. Os hospitais estão todos lotados em Cruzeiro, Aparecida, Guaratinguetá e Lorena. As vagas remanescentes estavam abertas ontem à tarde, na Santa Casa de Guará, mas poderiam ser ocupadas a qualquer momento. Os números são do departamento Regional de Saúde de Taubaté. 

O hospital Frei Galvão, também de Guaratinguetá, suspendeu os atendimentos devido à escassez de sedativos e da lotação no local. 

Além dos hospitais de Guaratinguetá, estão com UTI lotadas: Santas Casas de Aparecida, Lorena e Cruzeiro, e também o hospital Unimed de Lorena. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.