22% dos alunos da rede estadual, em média, no Vale do Paraíba e no Estado, não acessaram a plataforma de ensino virtual

Jesse Nascimento

Alunos das escolas estaduais terão chip para acessar conteúdo digital
Secretaria de Educação do Estado

Dados apurados pela Band Vale FM apontam que 22% dos alunos da rede estadual, em média, no Vale do Paraíba e em todo o estado de São Paulo não acessaram a plataforma virtual de ensino à distância. Esse número foi ainda maior ao longo do ano passado, quando 50,3% dos três milhões e 300 mil estudantes não tiveram contato com as plataformas. 

A dirigente de ensino de São José dos Campos, Maria Beatriz Salles de Oliveira explica que é preciso “entender que é um formato novo e que foi sendo incorporado no dia a dia do estudante”.

O levantamento do Tribunal de contas do Estado, TCESP, mostra ainda que menos da metade das escolas foram reabertas até o fim de janeiro de 2021. Dos 5.430 estabelecimentos de ensino em todo estado, apenas 2.192 reabriram. 

A dirigente de ensino explica que o governo do estado tem feito a parte dele para minimizar a situação dos alunos da rede. “A secretaria de estado da educação direcionou chips para alunos que se caracterizam em vulnerabilidade social para conseguir aumentar o acesso de todos. Estamos, neste mês de março, com uma força-tarefa para que o responsável de todos os alunos manifeste o interesse e, então, receba esse chip”, relatou Maria Beatriz Oliveira.

+Além disso, a dirigente ainda ressalta a importância de que o aluno seja acompanhado por um responsável para obter melhores resultados. “É muito importante neste momento que os pais e responsáveis estejam atentos ao acesso deste aluno, as dúvidas, como ele está na escola. Eu acho que o acompanhamento da família é importante no sentido de podermos unir forças para que o impacto da pandemia seja minimizado. 

Recesso escolar

Neste momento, as escolas estaduais, por causa do agravamento da pandemia estão em recesso de 15 dias. O s alunos só retomaram as atividades a partir de 29 de março. 

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