O pagamento da primeira parcela do 13º salário, que acontece nesta quinta-feira (30) em todo o país, vai impactar diretamente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Cerca de R$ 2,17 bilhões devem ser injetados na nossa economia, de acordo com a estimativa do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região).
O valor para a RMVALE neste ano é 9,1% maior do que o do ano passado. Para o SINCOVAT, o aumento é motivado pela recomposição da inflação nos salários e pelo aumento no número de empregos com carteira assinada ao longo de 2023.
De acordo com os dados divulgados pelo CAGED nesta semana, foram mais de 22 mil novos postos de trabalho formais gerados entre janeiro e outubro deste ano na nossa região.
As estimativas do sindicato foram elaboradas a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
À nível nacional, serão aplicados na economia cerca de R$ 291 bilhões, de acordo com um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Segundo os economistas, esse dinheiro extra é importante para estimular as vendas de fim de ano, que devem crescer 8% na região com relação ao ano passado, segundo o Sincovat.
Horário estendido
Com mais dinheiro circulando e mais pessoas propensas a gastar, o comércio deve ampliar o horário de atendimento a partir desta sexta-feira (1).
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, os lojistas podem estender o horário de funcionamento de 01 a 23 e 26 a 30 de dezembro, das 7h às 23h.
Nos dias 24 e 31 dezembro, é permitida a ampliação das 7h às 18h.
Nos dias 25 (Natal) e 01 de Janeiro de 2024 (Confraternização Universal), a abertura do comércio é permitida somente nas cidades turísticas.