Às vésperas do 12 de outubro, os fiéis que irão para o Santuário Nacional de Aparecida, deverão se atentar às regras sanitárias da Basílica impostas pela pandemia. Apesar de este ano o espaço contar com missas e celebrações presenciais, uma série de orientações foram definidas pelo local.
AS REGRAS
- Para entrar no santuário, o uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento social.
- Haverá álcool em gel disponível para higienização das mãos na entrada da basílica e nos principais pontos de visitação.
- A higienização dos ambientes comuns do santuário foi reforçada, e no intervalo de cada missa, a Basílica será higienizada.
Para quem vai para a cidade em família, atenção: durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada.
- O acesso ao subsolo e à sala das promessas deve ser feito seguindo todas as orientações.
- Tanto na área interna quanto externa será proibida a formação de aglomerações.
- A fiscalização vai atuar inclusive no estacionamento, proibindo o acúmulo de pessoas perto das vagas de ônibus e caravanas, bem como a proibição de confraternizações no local e nos bosques no entorno da Basílica
GRUPOS RESTRITOS
O Santuário ainda alerta que não é recomendada a participação de pessoas com 60 anos ou mais, aqueles que apresentem sintoma de gripe, que tenham tido contato com pessoa infectada ou com suspeita de infecção por Covid-19.
Esse protocolo sanitário foi pensado com base nas normas do governo do estado e nas orientações litúrgico-pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Lembrando que quem não puder comparecer ao santuário, poderão acompanhar as missas através das plataformas digitais.