Café: Paixão nacional deve ser apreciada com moderação

Lucas Sanseverino conversa com nutricionista Juliana Niquirilo sobre propriedades e consumo.

Lucas Sanseverino

Lucas Sanseverino é radialista e ator. Começou na TV Band Vale apresentando o Republica 103.9, projeto que por 4 anos foi exibido aos sábados. Desde 2012, apresenta o Falando Nisso, de segunda a sexta, trazendo assuntos do cotidiano. Aos sábados, desde 2020, comanda o programa Manhã na Band, com muita culinária e conversa em volta de uma mesa de café da manhã.

Café
Café
Divulgação / Banco de Imagens

Neste frio o café é nosso companheiro! Seja logo pela manhã, para acordar e aquecer; ou durante o dia, para nos manter em pé e “acesos”, o café é mais presente no trabalho, nas conversas ou até mesmo na frente da TV.

A verdade é que o brasileiro AMA café! Somo alucinados! O Brasil consome cinco vezes mais a bebida que a média mundial. Isso segundo a Euromonitor internacional, que de acordo com os números levantados, o brasileiro consome em média 839 xícaras de café por ano.

Eu vivo de café, me sinto totalmente entregue a essa bebida, e você? Na minha rotina são pelo menos duas xícaras por dia. Mas até que ponto tomar café traz benefícios para nosso organismo? Existe um limite, mesmo agora no inverno? Conversei com a nutricionista Juliana Niquirilo sobre essa bebida tão gostosa e necessária, pelo menos para minha pessoa, agora no inverno.

Lucas Sanseverino: O Café prejudica o estômago? 

Juliana Niquirilo: Em geral, acima de 200ml de café , aumenta a acidez gástrica , diminuindo o PH, redução de enzimas facilitadoras de digestão dos alimentos , provocando possivelmente desconfortos como refluxo , dores e gastrite ! Porém algumas pessoas tem metabolismo acelerado para cafeína , não ocasionando desconfortos ou   Insônia 

Lucas Sanseverino: Tem um horário certo para tomar? 

Juliana Niquirilo:  Para quem tem insônia ou problemas com o Sono ideal até 14h, para metabolizar bem cafeína até as 18h onde deveríamos estar com menos adrenalina e hormônios para preparo da Melatonina 

Lucas Sanseverino:  Café tem prazo de validade? Por exemplo, cafeteiras que mantém o café quente, mantém as propriedades do café?

Juliana Niquirilo: Em geral todo alimento preparado deve se manter em temperatura ambiente por 1 hora, porém após feito o café , quanto mais tempo após seu preparo, mais tempo de oxidação de moléculas, podendo levar aos consumidores a predição de colesterol Ruim alto.

O Café coado na hora é uma boa opção de assegurar melhor que o café não oxide, porém as cafeterias de grãos e moagem na hora são as melhores, pois o grão está integro , preservando todos os nutrientes e menor oxidação

Lucas Sanseverino: Existe um limite de café por dia? 

Juliana Niquirilo: Existe uma recomendação de 210 a 400mg de cafeína , onde cada 50ml teria em média 65 mg de cafeína em média 300ml dia 

Lucas Sanseverino: Pessoas ansiosas podem tomar café? 

Juliana Niquirilo: Sim, o café para algumas pessoas metabolizadoras boas da cafeína , contem uma ação energizantes, dando mais disposição e não ansiedade, seria ótimo 1 xicara por dia. Porém para algumas pessoas que são Metabolizadoras lentas da cafeína ( ou seja fica com a cafeína muito tempo no organismo ), ela pode ser toxica e atrapalhar neurotransmissores como dopamina e serotonina que são hormônios de bem estar fisiológico .

Lucas Sanseverino: O café após o almoço prejudica a absorção de nutrientes? 

Juliana Niquirilo: Ah sim!! O Ideal é tomar o café após 30 min a 1 hora a ingestão do almoço, pois é uma refeição em geral rica em ferro, e a cafeína reduz absorção desse mineral.

A Ideia é que a Pessoa conheça se ela se sente bem com o café ou lhe causa um desconforto gástrico , a partir dai uma dose pela manhã já sugere uma redução de 50% de riscos de desconfortos , causando mais benefícios que malefícios . podendo ser uma grande aliado na disposição e bem estar do dia!