Faltando praticamente um ano para as eleições majoritárias, entre elas para o Governo de São Paulo, os “pré-candidatos” iniciam mais firmemente a procura por “microfones”. Sabemos que há um período que a lei eleitoral não permite entrevistas, mas até lá, todo o espaço é bem-vindo!
Até mesmo João Dória, governador de SP, tem aparecido mais na região. Foi ao litoral na retomada das obras do contorno da Tamoios, e poucos dias depois esteve em Taubaté anunciando investimentos e empregos na Alstom.
Mas já chamam a atenção as assessorias enviando releases, ou ligando nas redações com os ganchos de sempre: O ex-ministro da Educação pode fazer uma análise da volta às aulas (Haddad). Empresário visita a região (Vinícius Poit). As redações passam a ouvir: Quem fala sobre isso é o Vice-Governador (Rodrigo Garcia).
O papel da imprensa é trazer esclarecimentos para o eleitor, não só no período eleitoral, mas todos os dias. Também é filtrar o que tem relevância, e quando tem. Mas os colegas “dos dois lados do balcão” fazem um papel digno, que você leitor (e pode ser ouvinte, internauta, telespectador, etc) também tem que saber filtrar. E calma que só tá começando!