Enquanto em São José dos Campos o vereador Roberto do Elevem, alinhado ao prefeito Anderson Farias assume a presidência da Câmara nos próximos dois anos, em Taubaté o grupo do prefeito José Saud elege um dos mais bolsonaristas da turma: Alberto Barreto, filiado ao PRTB que já foi de Mourão, edil de primeiro mandato. Ah, Lula assume dia primeiro, não vamos esquecer...
Há quem diga que o preferido do Palácio do Bom Conselho era Richardson da Padaria, mas sabendo que a articulação não garantia votos suficientes para o vereador de 35 anos, optou-se por Barreto, 14 anos mais velho. E o mais importante: 10 anos mais velho que o vereador Bobi, que teve os mesmos 9 votos no segundo turno para a presidência da casa de leis.
Com um legislativo dividido, e a falta de um grande articulador com os vereadores, José Saud entra no terceiro ano de mandato com possibilidade de ter sigilos fiscais quebrados e contas bloqueadas. Há histórias da secretaria de saúde, com terceirizações e aquisições ainda mal contadas. O prefeito tenta empréstimos e sabe da necessidade de colocar na rua o bloco das obras estruturais do município.
Economizar papel, diminuir secretarias e mudar mãos de direção do centro (que devem acontecer ainda esse mês, como presente do Noel para os Taubateanos) e distribuir sopa parecem poucos predicados pra chegar forte em 2024. Os tempos atuais são diferentes dos tempos do Barão de Drummond, empresário carioca do século XIX que criou o jogo do bicho. Na época, sonhar com Rei dava Leão. Hoje a loteria, além de contravenção, é jogo de azar.