A Embraer, 3ª maior fabricante de jatos comerciais do mundo, pousou uma “águia gigante” em São José dos Campos (SP) na semana passada e chamou a atenção de milhares de pessoas. Um vídeo, divulgado pela própria empresa, mostrava a “Tech Eagle” ao lado do Arco da Inovação e da Ponte Estaiada, pontos turísticos da cidade joseense. (Confira o vídeo a seguir)
O vídeo, que viralizou nas redes sociais, conta com a nova tecnologia chamada de “realidade aumentada”, que está ganhando espaço no mundo das propagandas. A tecnologia combina o ambiente físico com elementos virtuais, sobrepondo informações digitais, como imagens, vídeos, gráficos ou outros dados, no mundo real.
Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente digital, a realidade aumentada permite a interação do usuário com o mundo real enquanto incorpora elementos virtuais. A RA, como é conhecida, tem sido amplamente adotada em diversos campos devido à sua capacidade de enriquecer a experiência do usuário, fornecer informações contextualizadas e criar interações imersivas entre o mundo real e o virtual.
Realidade Virtual nas propagandas
A realidade aumentada tem revolucionado o mundo da publicidade, oferecendo maneiras inovadoras de conectar marcas aos consumidores. Uma das aplicações mais comuns da RA na publicidade é proporcionar experiências interativas em anúncios impressos. Ao escanear um anúncio com um aplicativo de RA em seus smartphones, os consumidores podem acessar vídeos, animações 3D ou conteúdos exclusivos sobrepostos à imagem impressa.
Além disso, a RA tem sido utilizada para oferecer aos consumidores a oportunidade de experimentar virtualmente produtos antes da compra. Por exemplo, aplicativos de RA permitem visualizar como um móvel ficaria em um determinado ambiente ao sobrepor o objeto virtualmente à câmera do smartphone.
A integração da RA com as redes sociais também é notável, como feito pela Embraer, permitindo que marcas criem filtros, adesivos ou lentes de RA para promover produtos ou campanhas. Esses recursos podem ser compartilhados pelos usuários em suas redes, aumentando o alcance da publicidade.
“Águia gigante” da Embraer pousa em São José dos Campos (SP)
A “Águia gigante” da Embraer pousou em São José dos Campos (SP) após fazer sucesso em Dubai. O vídeo foi divulgado pela própria Embraer, empresa joseeense. "Temos novidades! O Tech Eagle, nossa aeronave de ponta, acaba de pousar em sua cidade natal, São José dos Campos, depois de uma incrível temporada no Dubai Air Show. Um grande obrigado a todos que se conectaram conosco. Estejam preparados para voar com o #E2ProfitHunter em novas aventuras", disse a empresa em sua postagem.
A Embraer divulgou as imagens como parte de sua estratégia para promover o retorno da “Águia Gigante” à sede da aeronave E195-E2, agora ostentando a pintura Tech Eagle, onde uma imagem de uma ave adorna a fuselagem. A pintura especial foi exibida pela primeira vez pela Embraer neste mês em uma feira de aviação em Dubai.