Walter Firmo e Nilo Biazzetto Neto lançam a antologia visual

João Luiz Fiani

Walter Firmo e Nilo Biazzetto Neto lançam a antologia visual
Nilo Biazzetto Neto
Nilo Biazzetto Neto

Os fotógrafos Walter Firmo e Nilo Biazzetto Neto lançam nesta quinta-feira (12), às 19h, na Casa Portfolio, o projeto ONDE: uma espécie de antologia visual materializada em uma pequena caixa que acomoda dois livros repletos de fotografias que, em forma de poesia visual, traduzem sentimentos e transformações pessoais. Durante a noite de lançamento, haverá uma roda de conversa com os autores. Firmo, que é reconhecido como um dos grandes nomes da história da fotografia brasileira, é também lembrado como o ‘mestre da cor’ e por fotografias de retrato de ícones da música como Pixinguinha, Dona Ivone Lara e Cartola. Biazzetto atuou por anos no mercado publicitário e hoje, além de fotógrafo, é curador, editor e constantemente convidado para exposições de projetos pessoais e coletivos em cidades do Brasil e da América Latina.

ONDE é resultado de uma experiência que os dois amigos tiveram, juntos, há 13 anos, ao caminharem por ruas, becos e vielas de algumas regiões da Europa (Lisboa, Barcelona, Valência, Sevilha, Granada, Lyon e Berna). No entanto, como afirma Biazzetto, o foco não são as cidades. “Não é uma obra sobre viagem ou turismo, e sim um trabalho que fala sobre mágoas, tristezas, perdas e também alegrias que a vida apresentava naquele momento para nós dois”.

São aproximadamente 100 imagens em cada um dos fotolivros que apresentam duas diferentes narrativas poéticas, com fotografias realizadas nos mesmos locais – ou seja, durante o mesmo espaço-tempo. “A fotografia foi a nossa grande companheira para que pudéssemos expressar o que vivíamos naquela época”, explica Biazzetto. Firmo reforça ao colocar que a fotografia é memória. “Nela, tudo passa, menos as marcas, as dores, os sentimentos e, por vezes, as coisas gloriosas que tivemos durante o processo vivencial”. O espaço escolhido para se expressarem artisticamente foi a rua, pois é onde tudo acontece. “A rua é exaltação, é o palco iluminado”, destaca Firmo. Já Biazzetto complementa ao dizer que a rua é o todo, é onde está o artista, o povo, a comida, o amor, a pobreza, a riqueza, a violência, a alegria, o sol, a chuva, o vento e a luz. “É onde o artista, no nosso caso o fotógrafo, ou poeta, passa a olhar e a perceber o cotidiano, as texturas, os contrastes, os cheiros, o chão, o céu, a arquitetura, a história e os elementos humanos”, afirma.

Segundo Biazzetto, a obra é voltada para um público diverso – e não apenas para fotógrafos ou já consumidores de livros da área. Além de se apresentar como um poema visual, é esteticamente atraente, “conversa com as pessoas por meio de uma caixinha, entregue quase como uma joia, um presente, um pequeno tesouro a ser descoberto”, comenta o fotógrafo, que ainda ressalta que a edição é limitada: 600 unidades (numeradas e assinadas).

ONDE: uma celebração da amizade e da fotografia

A partir da pandemia, em 2021, os amigos passaram a se encontrar para revisitar os mesmos caminhos. Mas, dessa vez, por meio dos arquivos fotográficos de anos atrás. Ao reverem suas próprias histórias, decidiram transformar aquele momento em um projeto físico. Todo esse percurso também é conduzido pelos autores como uma metáfora das transformações humanas. “O que a gente fotografou lá atrás, hoje enxergamos com uma estética visual que ressignifica o sentimento”, coloca Biazzetto. Além do lançamento oficial na Casa Portfolio, a obra já tem previsão para ser lançada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo nos meses de fevereiro e março de 2025.

Os autores

ONDE também comemora uma amizade de 18 anos, baseada na fotografia. Juntos, os autores somam mais de 100 anos de história – Firmo com 72 anos de trabalho na área e Biazzetto com mais de 30 anos nessa estrada. O carioca Walter Firmo iniciou no fotojornalismo em 1955, como aprendiz no jornal Última Hora. Trabalhou em diversos jornais e revistas, conquistou prêmios, é autor de retratos de ícones da música brasileira, além de ter reconhecimento por seus registros de festas populares por todo o Brasil. Já o curitibano Nilo Biazzetto Neto iniciou na fotografia em 1994, durante a faculdade de Publicidade e Propaganda. Em 1998 fundou a Portfolio, trabalhou por 20 anos no mercado publicitário, mas sempre levou sua produção autoral lado a lado com a comercial. Hoje foca em projetos pessoais e coletivos, com ênfase na produção de exposições fotográficas e fotolivros.

Serviço:

Lançamento ONDE

12 de dezembro, às 19h

Casa Portfolio – Rua Alberto Folloni, 634 | Juvevê (Curitiba)

A obra será comercializada durante o lançamento e pelo site da Livraria Portfolio: www.livrariaportfolio.com.br – Valor: R$ 160,00 (exclusivo para a noite de lançamento)*

Edição limitada: 600 unidades (numeradas e assinadas)

Mais notícias