Pontal, Matinhos e Guaratuba somam mais de 3 mil casos de pessoas atendidas com virose

Em Pontal, a prefeitura registrou 771 casos de “diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível” em seis dias de 2025

Água imprópria para banho
Reprodução / Portal da Cidade Guaratuba

Os casos de virose aumentaram no Litoral do Paraná. Apesar de contabilizados em períodos diferentes, os números fornecidos pelas prefeituras de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, somados, passam de 3 mil atendimentos. 

Em Pontal do Paraná, a prefeitura registrou 771 casos de “diarréia e gastroenterite de origem infecciosa presumível” entre os dias 1º e 5 de janeiro. O município considera os números de atendimentos em dois postos de saúde, em Shangri-lá (502) e Praia de Leste (269). Em todo o mês de dezembro foram 581 casos em Pontal do Paraná. 

Em Matinhos, foram 728 casos entre 1º e 3 de janeiro, segundo a prefeitura. 

O sistema de saúde de Guaratuba atendeu 760 pessoas com quadro de virose diarreica, entre os dias 29 de dezembro e 6 de janeiro, segundo a prefeitura. 

A administração municipal informou que a Vigilância Epidemiológica de Guaratuba enviou ao Laboratório Central do Estado do Paraná, vinculado à Secretaria de Saúde, amostra de água para identificar qual vírus circula pela cidade.

Cuidados

“Diante do aumento das gastroenterites, a principal recomendação é reforçar a higienização das mãos, principalmente antes de se alimentar e antes de preparar qualquer tipo de alimento, e evitar alimentos mal cozidos. Se for fazer consumo de alimentação fora da residência, que esteja atento às questões de higiene do estabelecimento em questão”, alertou a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar de São Paulo, Alessandra Lucchesi.

Para consumo de água, gelo e sorvete, o alerta é para que sejam de fontes confiáveis e que se utilize água tratada. Além disso, em relação ao armazenamento, é recomendado que os alimentos sejam devidamente refrigerados, por conta das altas temperaturas observadas neste início de ano.

Para fazer a desinfecção da água em casa, a população pode fazer uso do hipoclorito de sódio  (água sanitária) a 2,5%, caso perceba alguma alteração de cor, gosto ou cheiro na água fornecida pelo sistema de abastecimento público. “A recomendação da proporção é de duas gotas por litro de água, esperar 30 minutos para depois fazer o consumo, tanto para a ingestão quanto para cozinhar ou até mesmo para lavar os utensílios”, orientou a diretora. Ela ressalta que o hipoclorito de sódio está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

No caso dos municípios, a recomendação é que estejam atentos às unidades de pronto-atendimento, que são os serviços normalmente mais procurados neste período, e que verifiquem o aumento dos atendimentos por doença diarreica aguda. São feitas ainda recomendações de coleta e organização de fluxos.

“A partir disso, [a orientação é que] comecem a monitorar os territórios para que a gente possa entender quais são os bairros com a maior incidência de casos. E então, com todos os procedimentos que já são da rotina, fazer a notificação, a investigação e, quando aplicável, fazer a coleta de amostras de fezes, amostras de água ou até mesmo investigar uma possível fonte comum de contaminação que porventura possa ser algum alimento”, disse Alessandra Lucchesi.

Outra forma de prevenção de doenças diarreicas, destacou a diretora, é não tomar banho em praias classificadas como impróprias

A população pode também acompanhar a bandeira de sinalização das praias: se ela estiver vermelha, isso indica que a praia se encontra imprópria para banho. Não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas, por conta do risco de deslocamento de alguns resíduos para a água do mar. “Essas medidas de precaução já auxiliam consideravelmente na interrupção da transmissão dessas doenças diarreicas e gastroenterite de modo geral”, destacou Alessandra Lucchesi.

Veja nota da prefeitura de Matinhos:

"No período de 01/12/2024 à 07/01/2025, foram registrados 810 atendimentos por doenças diarreicas e gastroenterites no município de Matinhos. A Secretaria de Saúde de Matinhos ressalta que neste período de verão, com altas temperaturas, moradores e turistas precisam se atentar com a alimentação e hidratação adequada e segura para reduzir as chances de intercorrências de saúde relacionadas. Orienta ainda que, ao tomar banho de mar, os banhistas procurem pontos com balneabilidade PRÓPRIA para banho, conforme informado nas bandeiras indicativas do Instituto Água e Terra. Aproveitando o encejo, reforça ainda, a importância da limpeza nos reservatórios de àgua e caixas d’água das residências e estabelecimentos comerciais. Recomenda-se que a limpeza seja realizada de forma periódica para evitar a proliferação de microorganismos que possam ocasionar doenças de vinculação hídrica, tais como as diarreias. 

Os principais sintomas das Doenças Diarreicas Agudas – DDA são: Ocorrência de no mínimo três episódios de diarreia aguda no período de 24hrs (diminuição da consistência das fezes – fezes líquidas ou amolecidas – e aumento do número de evacuações) podendo ser acompanhados de: 

Cólicas abdominais; 
Dor abdominal; 
Febre; 
Sangue ou muco nas fezes; 
Náusea; 
Vômitos. 

Na presença destes sintomas, ou outros, orienta-se que a população procure o atendimento médico para acompanhamento e tratamento oportuno do quadro. "

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.