As provas da segunda fase do vestibular UFPR (Universidade Federal do Paraná), neste domingo (1º) têm 10.114 candidatos. O processo seletivo da principal universidade do Estado será aplicado em Curitiba e outras quatro cidades.
A UFPR divulgou na segunda-feira (25) o comprovante de ensalamento para as provas da segunda fase do Vestibular 2025. O documento está disponível no site www.nc.ufpr.br.
Os candidatos farão a prova de Compreensão e Produção de Textos. Uma parte dos candidatos (6.914) fará também provas específicas na segunda-feira (2).
Neste domingo, a prova será aplicada a partir das 14 horas, em cinco cidades: Palotina, Matinhos, Toledo, Jandaia do Sul e Curitiba, onde está a maioria dos candidatos (9.166). As portas de acesso aos locais de prova serão abertas às 12h40 e fechadas às 13h30.
A prova de Compreensão e Produção de Textos será constituída de três questões discursivas. O caderno de prova será divulgado no site do Núcleo de Concursos da UFPR na segunda-feira (2) ao meio-dia.
Na segunda-feira o horário é o mesmo para a maioria dos candidatos que terão provas específicas, exceto para os 83 inscritos para o curso de Música, que farão a prova de habilidades específicas a partir das 10h30. Para esses candidatos, as portas de acesso aos locais de prova serão abertas às 9h30 e fechadas às 10h.
Dos 124 cursos de graduação da UFPR que ofertam vagas no Vestibular 2025, apenas 32 terão provas específicas – alguns de uma só disciplina e outros, de duas disciplinas. A relação de cursos com provas específicas pode ser conferida no Anexo XV do Edital nº 25/2024, disponível neste link. As provas específicas serão aplicadas em Curitiba, Palotina, Matinhos e Toledo.
Orientações aos candidatos
Os 10.114 candidatos convocados para a segunda fase do Vestibular 2025 serão distribuídos em 254 turmas, em 11 locais de provas, dos quais sete em Curitiba. O Núcleo de Concursos da UFPR mobilizou 901 colaboradores para a aplicação das provas.
Para ingressar nas salas de prova os candidatos precisam apresentar documento oficial de identidade com foto recente. O documento pode ser físico (desde que com foto que permita o perfeito reconhecimento do candidato) ou digital. Neste último caso, serão aceitos os seguintes documentos, desde que emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão emissor (fotos, prints, PDFs ou outros formatos dos documentos não serão aceitos): Carteira Nacional de Habilitação Digital com foto, Título de Eleitor Digital (e-Título) ou RG Digital.
Além disso, os candidatos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha. Esses materiais não poderão conter qualquer tipo de anotação.
Os candidatos poderão se alimentar no local de prova, desde que os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos. O consumo de água e outros líquidos não alcoólicos é permitido, mas devem estar acondicionados em recipiente transparente e sem rótulo.
Não será permitido utilizar relógios, armas, telefone celular, calculadora ou outros aparelhos eletrônicos. Os candidatos também não poderão usar fone de ouvido, bonés, gorros, chapéus ou quaisquer outros acessórios que cubram as orelhas.