Jornada de Agroecologia começa nesta quarta-feira (4) com feira, shows e programação cultural

Evento deste ano é no Politécnico da UFPR e é coorganizado por movimentos sociais que debatem a produção de alimentos na agricultura familiar

Jornada de Agroecologia começa nesta quarta-feira (4) com feira, shows e programação cultural
Barraca de pimentas na feira da Jornada de Agroecologia
Reprodução / Jornada de Agroecologia

Entre esta quarta-feira (4 ) e este domingo (8), Curitiba (PR) terá a 21ª Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos do Brasil voltados à discussão e promoção de práticas sustentáveis e sociais ligadas à agroecologia. 

O encontro é realizado no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Jardim das Américas, e contará com uma programação cultural de destaque, com shows gratuitos no palco principal.

O evento terá apresentações da cantora Céu e do rapper Rincon Sapiência, que prometem atrair grande público.

Rincon Sapiência se apresenta no sábado, 7, das 20h às 21h. Reconhecido como um dos grandes nomes do hip hop brasileiro, Rincon iniciou sua trajetória artística em 2000 e construiu uma carreira marcada por sua habilidade lírica e engajamento em causas sociais. Além de sua música, o artista é conhecido por desenvolver oficinas de poesia e eventos de hip hop.

No domingo, 8, das 15h às 16h, a cantora Céu sobe ao palco para encerrar o evento com sua sonoridade singular, que combina MPB, jazz, reggae e música eletrônica. Com uma carreira internacional consolidada, Céu estreou em 2005 com um disco homônimo que alcançou a 57ª posição na Billboard 200, um feito raro para artistas brasileiros. A apresentação da cantora promete ser um dos momentos mais emocionantes da Jornada, celebrando a diversidade cultural e a conexão com a música brasileira contemporânea.

Destaques paranaenses no palco da Jornada

Cantoras e cantores da cena paranaense e que ganham destaque no universo musical brasileiro estarão no palco da 21ª Jornada de Agroecologia. Os shows começam já na abertura do evento, no dia 4 de dezembro, com a voz marcante de Janine Mathias.

Cantora brasiliense radicada em Curitiba desde 2008, Janine Mathias vem conquistando espaço no cenário musical brasileiro com sua voz que mistura diversas vertentes, como Rap, Soul, Funk e Samba. Influenciada pelo pai sambista e pela mãe amante de Jazz, Blues e MPB, Janine cresceu ouvindo ícones como João Nogueira, Maria Bethânia, Aretha Franklin e Zeca Pagodinho. Janine Mathias vem consolidando-se também no cenário nacional.

No dia 05 de dezembro, subirá ao palco da Jornada a banda Mumbai Express, que traz a música experimental instrumental ao público. Fundado em Curitiba, o grupo mescla diversos ritmos que vão desde o swing do funksoul ao stoner rock.

Já no dia 06, Wes Ventura, cantor, compositor e instrumentista, apresenta suas sonoridades afro-brasileiras e aborda temas como questões sociais, étnico-raciais, liberdade e amor. Em 2023, Wes apresentou o videoclipe de “Só Pra Nós Dois”, cujo roteiro foi inspirado em Paulo Galo, que incendiou a estátua do bandeirante Borba Gato em 2021.

Rubia Divino e Garibaldis e Sacis são as atrações confirmadas para o penúltimo dia da Jornada, em 07 de dezembro. Rubia é nascida no Rio de Janeiro, mas radicada no Paraná há alguns anos, e reúne em seu trabalho música e resistência, explorando elementos do jazz, música contemporânea, afrobeat, samba e maracatu. Garibaldis e Sacis, o tradicional bloco do pré-carnaval curitibano garantirá a alegria e criatividade que a Jornada instiga em todas as pessoas que passam por ela.

Confira aqui a programação completa

O que é a Jornada de Agroecologia

Organizado por cerca de 60 instituições e coletivos há mais de 20 anos, o evento é gratuito e aberto ao público, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e à discussão de práticas agroecológicas.

O evento combina uma programação cultural diversa com a grande Feira da Biodiversidade, colorida por alimentos agroecológicos frescos e industrializados, além de mais de 30 conferências, seminários e oficinas práticas.

A edição deste ano terá como tônica o debate sobre o enfrentamento à crise ambiental, cujos efeitos já foram sentidos intensamente no Brasil em 2024, como as enchentes no Rio Grande do Sul, as secas na Amazônia e os incêndios florestais em diversas regiões do país.

Para esta 21ª edição, estão confirmadas conferências com o teólogo Leonardo Boff, o dirigente do MST João Pedro Stédile, a professora da UFPR Maria Isabel Limongi, e Thiago Torres, cientista social conhecido como Chavoso da USP.

Também haverá palestras sobre a produção de bioinsumos, educação do campo, emergência climática, arte, saúde popular, questão indígena, e a participação de mulheres e jovens na agroecologia. Entre as oficinas práticas estão as de agroflorestas e produção caseira de biofertilizantes.

Este ano a Jornada de Agroecologia conta com o patrocínio da CAIXA, Itaipu Binacional, Correios, Fundação Banco do Brasil e Governo Federal, e apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Ministério da Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e dos Desenvolvimento Social (MDA), Cooperativa de Crédito Cresol e Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA).

Tópicos relacionados