Prefeitura abre inscrições para a segunda turma do curso de cuidadores de idoso em Curitiba

As aulas estão previstas para começar em 18 de fevereiro.

Prefeitura abre inscrições para a segunda turma do curso de cuidadores de idoso em Curitiba
Curso da Feas
Divulgação

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba, abre nesta segunda-feira (16/12) as inscrições para a segunda turma curso de formação para o Cuidado da Pessoa Idosa, com foco em habilidades práticas.

As inscrições vão até 31 de janeiro de 2025 e podem ser feitas por aqui. As aulas estão previstas para começar em 18 de fevereiro.

É a oportunidade para quem deseja se capacitar para auxiliar familiares que não têm mais a autonomia de antes ou atuar profissionalmente na área. O curso é voltado para habilidades de cuidados e promoção do conforto.

“É um curso diferenciado, com aulas com geriatra, nutricionista e profissionais especializados em saúde do idoso, além de visitas técnicas e aulas práticas com simuladores”, explica o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz.

As aulas práticas serão realizadas nas salas de habilidades e simulação do Centro de Capacitação e Desenvolvimento (Cecadeh), anexo ao Hospital do Idoso, no Pinheirinho. Os alunos terão aulas com os equipamentos utilizados nas capacitações e atividades de educação permanente dos profissionais da saúde de Curitiba.

Inscrições

Para se inscrever é necessário ter Ensino Fundamental completo e mais de 18 anos. A carga horária é de 180 horas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h. O investimento é de R$ 800 e pode ser pago em até 12 vezes no cartão de crédito, pela plataforma Sympla.

Serão ofertadas 42 vagas no total, sendo 12 gratuitas (cinco vagas pelo CadÚnico, duas para profissionais da Feas, três vagas para voluntários do Hospital do Idoso e duas vagas para membros do Conselho Municipal da Saúde).

“Reservamos 25% das vagas desta primeira turma para alunos isentos. Os valores da inscrição cobrem os custos e vão viabilizar a oferta das próximas edições”, disse a coordenadora do Cecadeh, Kellen Galvão.

Conteúdo

Dividido em seis módulos com conteúdo prático e teórico, o curso será ministrado por profissionais especialistas em geriatria e gerontologia (médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais) e conta com toda a estrutura do Cecadeh.

O curso trata desde os desafios contemporâneos do envelhecimento, mudanças orgânicas no corpo dos idosos, promoção de bem-estar, até questões éticas no cuidar, reflexões sobre o fim da vida, relações familiares e resoluções de conflito.

Os alunos vão receber orientações e cuidados com ênfase na nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idoso com demência, sinais vitais e primeiros socorros. Ao final de cada módulo, os alunos farão visitas técnicas de observação ao Hospital do Idoso e Instituições de Longa Permanência parceiras.


 

Tópicos relacionados

Mais notícias