Em 2023, o formato 16mm comemora seu centenário e para celebrar a data, o Sesc Rio Preto realiza o projeto Cine Película: uma aventura pelo cinema em 16 mm. Realizado a partir de terça-feira, dia 11 até 25 de abril, com entrada gratuita.
A programação é composta por exibições nacionais e internacionais de películas em 16 mm e ao término de cada sessão, o projeto recebe um especialista para falar um pouco sobre o formato e a linguagem cinematográfica.
Abrindo o projeto, no dia 11, terça, às 20h, o longa O Camelô da Rua Larga, filme brasileiro do gênero chanchada, dirigido por Eurides Ramos traz a história de Vicente, um camelô que vive fugindo do rapa e da dona da pensão onde mora. Após a exibição, o cineasta e Mestre em Semiótica, Paolo Gregori conversa com o público sobre a obra.
Um destaque da programação é o primeiro curta-metragem produzido em Rio Preto, filmado em fazendas de Mirassolândia e Bady Bassitt. No sábado, dia 14, às 16h, a película “A trama de sangue”, com direção de João Albano e cinegrafia de Arlindo Massi, traz a história de um fazendeiro que arma uma emboscada para sua esposa que o traía com um capataz. Após a exibição, o músico Fernando Marques e o historiador Alex Zen conversam com o público, trazendo aspectos históricos e fatos curiosos.
No dia 20, a experiência ganha a colaboração do Cinepiano, uma experiência audiovisual única, com improvisação de uma trilha sonora musical ao vivo, tocado no piano pelo músico Tony Berchmans. Na tela, a comédia romântica “O Não-Sei-Quê das Mulheres” traz a atriz Clara Bow no papel de Betty, assumindo um maternar solo, para proteger sua amiga de uma situação embaraçosa. O filme consagrou a expressão "It Girl".
No feriado, dia 21, sexta-feira, para quem quiser aproveitar com toda a família, o público infantil também pode vivenciar essa experiência cinematográfica com o filme Pedro e o Lobo, uma produção dos Estúdios Disney de 1946. Com duração de 15 minutos, o filme traz as aventures do valente Pedro que desobedece a seu avô e sai para caçar o lobo da floresta.
Outro destaque que ocupa a tela é o curta-metragem francês “O Balão Vermelho”, do diretor Albert Lamorisse, que transformou um objeto inanimado na melhor companhia de um garoto. O filme traz efeitos especiais, uma tocante trilha sonora e uma história poética que encanta pela simplicidade.
A programação completa pode ser conferida pelo site do Sesc, e os ingressos, que são gratuitos, podem ser retirados com 30 minutos de antecedência a cada sessão.