Semae anuncia o fim do risco de racionamento em Rio Preto

O motivo é expressivo volume de chuva dos últimos dias

Hiltonei Fernando

O motivo é expressivo volume de chuva dos últimos dias
foto: Band Paulista

O Comitê de Acompanhamento de Captação e Distribuição de Água de Rio Preto-SP, em reunião na segunda-feira (21), informou que o risco de racionamento de água, no município, foi descartado, devido ao expressivo volume de chuva registrado nos últimos dias. 

O pluviômetro da Estação de Tratamento de Água - ETA Palácio das Águas registrou, no último fim de semana, 116,90 milímetros de chuva, elevando o acumulado de precipitação em 2024 para 808,50 milímetros.

Os técnicos da autarquia continuarão a se reunir para monitorar a situação e analisar os dados de captação, distribuição e consumo de água, a fim de garantir a manutenção do equilíbrio hídrico.

A autarquia retomou a captação de água no lago 1, restabelecendo dois pontos de captação. A vazão atual está na faixa dos 400 litros por segundo. Devido ao volume de água no lago 3, o equipamento que bombeia diretamente para a adutora da ETA Palácio das Águas foi temporariamente desligado. 

Atualmente, o nível do lago 1 está 22,50 cm acima do vertedouro, enquanto o lago 3 encontra-se 17 cm acima. Os níveis dos reservatórios administrados pelo Semae estão normalizados, garantindo o abastecimento da população.

Apesar do anúncio do fim do risco de racionamento, a autarquia reforça a importância do uso consciente e racional da água, para que essa prática se torne um hábito permanente na preservação dos recursos hídricos.

Informação: Semae

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.