Secretarias de Cultura e Assistência lançam projeto Sabiá

São visitas monitoradas e atividades artísticas

Por Hiltonei Fernando

São visitas monitoradas e atividades artísticas
foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

As Secretarias Municipais de Cultura e de Assistência Social de Rio Preto-SP estão lançando, por meio de uma ação conjunta, o projeto Sabiá. Dentre os objetivos do projeto estão a ampliação e acesso de adolescentes e jovens atendidos pelos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, executados nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas 1 e 2) ao universo de conhecimento e da cultura. 

A proposta foi apresentada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e acolhida pela Secretaria Municipal de Cultura, que já desenvolve ação parecida por meio do Projeto Pardal (Programa de Apoio à Reintegração de Adolescentes por meio da Leitura), em parceria com a Vara da Infância e Juventude e Fundação Casa. 

Socioeducação

O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto tem por finalidade o atendimento e acompanhamento de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento das Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), determinadas pela Vara da Infância e Juventude do município. No município, o Creas 1 é responsável pelo atendimento de famílias das macrorregiões Bosque, Talhado, Central, Represa, Vila Toninho, Schmitt e HB. O Creas 2 realiza os atendimentos das famílias residentes nas macrorregiões Cidade da Criança, Pinheirinho e CEU.

Durante a operacionalização do serviço, a partir da elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA), é realizado o acompanhamento social dos jovens, adolescentes e sua família. Em seu formato atual, abrange reflexões e metas envolvendo áreas como saúde, escolarização, profissionalização, trabalho, lazer, cultura, esporte e rede socioassistencial. Idealmente o PIA deve ser construído a partir de intensa articulação intersetorial considerando as demandas do adolescente, o contexto social familiar em que vive e o incentivo ao protagonismo.

O acompanhamento deve contribuir para o acesso a direitos e para a ressignificação de valores da vida pessoal e social dos adolescentes e jovens, de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009). Compõe as ações de acompanhamento sistemático pelo serviço: atendimentos particularizados (no Creas, em domicílio ou remotamente) com o adolescente e a família, atendimentos em grupo, articulação com a rede de acompanhamento, contatos telefônicos, visitas institucionais, discussão de casos (interna e externa), atividades externas programadas, entre outras.

Justificativa

A proposta tem como principal objetivo a efetivação de parceria entre as Secretarias de Assistência Social e de Cultura, visando possibilitar aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa aquilo preconizado nas legislações vigentes, com o intuito de promover condições para que o indivíduo se desenvolva em suas potencialidades, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, minimizando assim situações de risco e vulnerabilidade social. Tal entendimento parte de diagnósticos feitos pelas equipes de atendimento, que percebem a importância do acesso à cultura na vida desses adolescentes e jovens, considerando o potencial que esta tem de emancipação e construção na autonomia dos sujeitos, a partir do desenvolvimento e estímulo à criatividade, imaginação, comunicação e construção de senso crítico.

Objetivos

Dentre os objetivos do projeto estão: desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, além de incentivar a socialização e a convivência comunitária; despertar o interesse pela cultura; aprimorar a capacidade interpretativa, além de proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre vários temas; ampliar o universo de conhecimento dos adolescentes, proporcionar e facilitar o acesso em relação às ofertas da Secretaria de Cultura; aprimorar a capacidade interpretativa, além de proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre vários temas.

Operacionalização

Estão sendo organizadas atividades programadas, com agendamento e estruturação prévia, que englobam ofertas da Secretaria de Cultura, tais como: palestras, workshops, visitas monitoradas, eventos, entre outros. As atividades serão planejadas e estruturadas em comum acordo entre os entes parceiros, em alinhamento com as demandas e possibilidades de ação, inclusive no que se refere à definição de datas e horários.

A Secretaria de Assistência Social, por meio das equipes do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto dos Creas, realizará a organização dos adolescentes participantes no que se refere à: quantidade de adolescentes; transporte; lanches; acompanhamento técnico às atividades e suporte da equipe técnica aos profissionais da Cultura, caso necessário. Destaca-se que os adolescentes participantes, já fazem parte dos atendimentos em grupo que ocorrem nos Creas e as atividades deste projeto farão parte da programação e calendário da organização dos grupos existentes. 

Cronograma

As atividades do Projeto Sabiá tiveram início na última semana, nos dias 27 e 28/03, quando houve visita monitorada à Biblioteca Municipal Dr. Fernando Costa e a Pinacoteca, localizada no Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. 

Neste mês de abril, estão agendadas visitas monitoradas Visitas Monitoradas ao Museu de Arte Primitivista José Antonio da Silva (MAP)

Em maio, haverá uma sessão cinema no Teatro Municipal Nelson Castro e em junho, workshops de Artes Plásticas com técnicas

diversas no Creas I. Há previsão ainda no cronograma de visitas monitoradas com aulas explicativas sobre conceitos aplicados nas montagens de espetáculos teatrais englobando a utilização de mesa de som e iluminação no Teatro Municipal Nelson Castro e visitas monitoradas a Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Informação: Josy de Sá/Secretaria de Comunicação

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