Com o objetivo de alcançar 95% de cobertura vacinal contra a poliomielite, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, equipes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Rio Preto estão visitando escolas infantis para aplicar gotinhas do imunizante em crianças de 1 a 4 anos.
“Nas escolas conseguimos reunir um bom número de crianças e esperamos que dessa forma possamos aumentar a cobertura vacinal em nossa cidade”, disse Michela Dias Barcelos, Gerente de Imunização de Rio Preto, Michela Dias Barcelos.
Relatório mais atualizado, divulgado pela Secretaria de Saúde 62% das crianças do município foram vacinadas ao longo da campanha contra a poliomielite.
Michela também alerta que a poliomielite é considerada uma ameaça real no Brasil, em razão da baixa cobertura vacinal. A doença causa paralisia infantil, deficiência que acompanha o paciente pelo resto da vida.
Além disso, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite conta com mais um reforço em Rio Preto: oito clínicas particulares estão imunizando as crianças com a dose da campanha – a “gotinha” – sem custo.
A campanha de setembro. No próximo sábado, 20 de agosto, será o dia de mobilização nacional, com unidades de saúde abertas para a vacinação. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.