Saúde promove 17ª Campanha de Prevenção às ISTs/Aids

A ação vai acontecer entre os dias 1º e 7 de dezembro

Hiltonei Fernando

A ação vai acontecer entre os dias 1º e 7 de dezembro
Foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

Em consonância com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Programa Estadual de IST/AIDS, promove entre os dias 1º e 7 de dezembro, a 17ª edição da Campanha Fique Sabendo. O objetivo é ampliar o número de pessoas com conhecimento de seu status sorológico e promover a vinculação ao tratamento daquelas que tenham resultados reagentes para HIV e/ou Sífilis. 

"No estado de São Paulo, o acesso ao diagnóstico precoce de HIV/Aids e da sífilis avançou, mas ainda há muitas pessoas com os agravos que desconhecem sua situação sorológica, uma vez que na maioria das situações, elas não demonstram sintomas", afirmou a coordenadora municipal do Programa de ISTs/Aids, Camila de Carvalho Silva Ishizava.

A campanha será realizada em todas as unidades básicas e especializadas de saúde com a intensificação das testagens de HIV e Sífilis, além de distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, e orientações nas salas de espera sobre o Programa Fique Sabendo e a importância do diagnóstico precoce. 

Uma equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também vai percorrer as ruas da cidade com o CTA Móvel. Nesses locais, serão montados stands de prevenção e haverá aconselhamento e testagem. 

“As pessoas serão acolhidas pelos profissionais de saúde e aconselhadas sobre as maneiras de prevenção, de acordo com a realidade individual. Lembrando que as testagens acontecem durante todo o ano, nas unidades básicas e no próprio CTA. Esta semana é apenas uma intensificação", finalizou.

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Educação

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.