Saúde intensifica ações para controle de arboviroses com mutirão

Agentes estarão nas ruas aos sábados

Hiltonei Fernando

Saúde intensifica ações para controle de arboviroses com mutirão
Agentes estarão nas ruas aos sábados
Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

A Secretaria de Saúde intensifica, a partir deste mês, a Campanha “Rio Preto Unida Contra o Aedes”, que tem por objetivo combater o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Desta forma, os agentes de saúde estarão nas ruas da cidade durante onze sábados, vistoriando imóveis à procura de criadouros do Aedes aegypti, e orientando os moradores quanto às formas de combate ao mosquito.

Neste sábado (30), o mutirão estará em duas áreas de abrangência da cidade: Parque Industrial e Santo Antonio. O horário será das 8h às 14h. “A principal meta desse mutirão é encontrar os moradores que trabalham durante a semana e não ficam dentro de casa em horário comercial. É uma oportunidade para entrar nessas residências", afirmou o gerente de controle de Vetores, Luiz Feboli Filho.

Caso sejam encontrados criadouros do mosquito, os agentes vão fazer a retirada e orientar os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação. “Eliminar o criadouro é fundamental para evitar o mosquito e consequentemente a disseminação da doença. Por isso, aproveitamos para pedir que a população receba os agentes de saúde e limpe sua residência semanalmente", finalizou.

A adesão dos agentes de saúde na campanha é voluntária e prevê um pagamento de R$ 120 por etapa, com recursos do Fundo Nacional de Saúde. Durante as visitas, todos os profissionais estarão uniformizados e com crachá de identificação.

Prevenção semanal

Além do trabalho realizado pelos agentes de saúde, que percorrem continuamente residências, empresas e terrenos à procura de larvas do mosquito, a prevenção também deve ser feita pelos munícipes semanalmente com medidas simples, como:

Tampar os toneis e caixas d´água;

  • Manter as calhas sempre limpas;
  • Deixar as garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Manter as lixeiras bem tampadas;
  • Deixar os ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpar ou preencher os pratos de vasos de plantas com areia. 

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação