Centro de Hidratação para pacientes com dengue será aberto em Rio Preto

Serviço será instalado no Núcleo de Educação em Urgência

Hiltonei Fernando

Serviço será instalado no Núcleo de Educação em Urgência
Foto: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

A prefeitura de Rio Preto-SP, por meio da Secretaria de Saúde, informou que vai abrir na quarta-feira (25), o Centro de Hidratação para pacientes com dengue moderada. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (23), após reunião entre o prefeito Edinho Araújo e o secretário de saúde Adilson Vedroni.

“A nossa prioridade é garantir o atendimento a todas as pessoas que necessitem, principalmente neste momento de acentuado aumento do número de casos de dengue na cidade", disse o prefeito.

O serviço será instalado no atual Núcleo de Educação em Urgência (NEU), que funciona junto à UPA Jaguaré. O Centro de Hidratação terá, a princípio, vinte leitos, e funcionará diariamente, 24 horas. O atendimento será realizado a partir da constatação médica da necessidade da hidratação. 

"A instalação do Centro de Hidratação atende à demanda crescente dos atendimentos por dengue nas unidades de saúde do município. No local, podemos dar uma melhor assistência ao paciente que tem dengue moderada", afirmou o secretário de saúde. 

Além da abertura do Centro de Hidratação, o município também está adquirindo material, insumos e mobiliários para ampliar o número de leitos. 

As ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti também estão sendo intensificadas com a campanha Rio Preto Unida Contra o Aedes, com visitas domiciliares aos sábados para controle de vetores, e nebulização, também aos sábados. 

Dengue

Rio Preto tem, até o momento, 42.445 notificações por dengue, das quais 25.807 foram confirmadas, 14.320 descartadas e 2.318 em investigação. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 300 novos casos são notificados ao departamento diariamente, sendo a maioria deles dos sorotipos de dengue 2 e 3. 

“Estamos com o número de casos que são esperados para o final de janeiro, início de fevereiro. Além disso, mantivemos a circulação da Chikungunya. Por isso, tivemos de antecipar medidas que normalmente são adotadas nesses meses", explicou a gerente da Vigilância Andreia Negri.

O próximo boletim com as notificações de dengue no município será divulgado no dia 2 de janeiro. 

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.