
Modernização da gestão, geração de oportunidades e cuidado com a população foram os destaques dos primeiros 100 primeiros dias da nova gestão à frente da prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP. O balanço das principais ações, desafios e conquistas desse período, foram apresentados em um evento na manhã desta terça-feira (15), na Casa da Cultura.
A solenidade contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani, do vice, Márcio Iquegami, vereadores, secretários municipais, diretores e chefes de setor da prefeitura, assessores e imprensa local e regional. A prestação de contas representa um processo realizado pela gestão, desde o primeiro dia do ano, focado no planejamento estratégico, por meio de metas importantes estabelecidas para melhorar a vida dos olimpienses e promover o crescimento de Olímpia. O trabalho envolveu todas as Secretarias Municipais, sob a coordenação da Casa Civil.
No empreendedorismo e desenvolvimento econômico, foi lançado o Olímpia+Empreendedora, o maior programa da história da cidade, que, junto a novas parcerias com o Sistema S, promove capacitações para atrair novos investimentos. A nova Casa do Empreendedor nasce para reunir os principais serviços para os negócios, diminuir a burocracia e oferecer capacitação e crédito para quem investe em Olímpia. Atenção também aos pequenos produtores, com a reestruturação da Feira Livre, que já reúne mais de 80 feirantes e centenas de pessoas todos os domingos.
A chegada da Fatec, a ampliação de cursos da Etec e iniciativas como o Mutirão de Emprego, a Academia do Turismo e a criação da Rota Gastronômica fortaleceram ainda mais a geração de renda e a valorização da economia criativa e do turismo.
Na educação, a gestão priorizou um modelo mais humanizado e participativo. O lançamento do PROL IDEB visa impulsionar os indicadores educacionais. Projetos voltados à inclusão e à conscientização reforçaram o compromisso com uma educação integral.
A área da saúde se destacou pela força-tarefa de combate à dengue, como o mutirão da limpeza e ações de conscientização integradas com a rede de educação do município, colocando Olímpia entre os menores índices da doença na região, além do incentivo à vacinação e campanhas temáticas de prevenção e saúde mental. A melhoria da infraestrutura dos serviços e a humanização também são trabalho permanente da gestão.
O planejamento estratégico foi impulsionado com a reativação da Escola do Servidor, treinamentos com a Fundação Dom Cabral, sem gerar custo aos cofres públicos, e a retomada do Núcleo de Gestão Pública, promovendo capacitação e eficiência na administração.
Na inovação, tecnologia e aproximação com o cidadão, o programa Conecta+Olímpia redesenhou o acesso digital a serviços públicos. Um primeiro passo para um grande avanço no atendimento digital, associado a uma Prefeitura mais atenta, ágil e próxima do cidadão em sua forma de ouvir, se comunicar e atender com eficiência.
A gestão também gerou oportunidade para renegociação de dívidas para apoiar os contribuintes, com o PRT – Programa de Regularização Tributária, que já registra quase mil cidadãos atendidos e mais de R$ 9 milhões renegociados em condições especiais de pagamento. Trabalho também no acolhimento em segurança e proteção social com atuação mais forte em políticas públicas e prevenção.
Foco também na qualidade de vida, com projetos importantes na cultura e no esporte. Iniciativas que capacitam e valorizam os artistas e atletas olimpienses, além de oferecer atividades culturais e de lazer gratuitas a toda população.
Outro destaque importante foi o compromisso com a infraestrutura e zeladoria, reformando prédios públicos comprometidos e retomando obras inacabadas. Além disso, ações como a força-tarefa de roçada, operação tapa-buraco em 18 bairros e aquisição de novos equipamentos reforçaram a melhoria dos serviços urbanos. Trabalho aliado à manutenção constante de limpeza urbana e ao cuidado com o meio ambiente, que foram intensificados.
Neste período, Olímpia também ganhou destaque nacional em um de seus projetos mais importantes e estratégicos para o futuro – o Aeroporto Internacional, que agora tem CEP definido e CNPJ emitido. Sob responsabilidade da Infraero, o aeroporto terá o edital lançado em breve e deve impulsionar ainda mais o desenvolvimento de toda a região.
Ainda com foco na mobilidade e no desenvolvimento regional, a gestão também atuou junto ao Governo do Estado para garantir a continuidade das obras de recuperação da Vicinal Natal Breda, cuja ordem de serviço já foi assinada. A via, que é um dos principais acessos turísticos de Olímpia, é fundamental para o escoamento da produção local e necessitava de investimentos para garantir a segurança de moradores e visitantes.
A Estância Turística de Olímpia viveu em seus 100 primeiros dias de 2025, desafios e conquistas em todas as áreas, com planejamento no presente e compromisso com o futuro.
“Foram 100 dias de muito trabalho realmente, mas, acima de tudo, formamos um grande time. Quero aqui agradecer todos vocês que se dedicaram bastante, entraram num ritmo de muito comprometimento. São 15 órgãos do município e todos tiveram total independência para montar suas equipes, com seus diretores e chefes de setor, que a grande maioria está aqui presente hoje. É em vocês que esses secretários depositaram a total confiança de poder fazer o engajamento de cada secretaria, para cada secretaria ser peça dessa engrenagem que é a Prefeitura Municipal de Olímpia, que, com comprometimento de todos nós, quem ganha é a população de Olímpia na qualidade do serviço, na prestação do serviço público, na qualidade do atendimento, na entrega de resultados e, principalmente, pensando no planejamento da cidade que nós queremos para o amanhã”, destacou o prefeito Geninho Zuliani, na abertura da prestação de contas.
Informação: Secom Olímpia