Para intensificar o combate à dengue, a prefeitura de Potirendaba-SP, por meio das Coordenadorias de Defesa Civil, Educação e Desenvolvimento Social, está produzindo um repelente natural, que será distribuído gratuitamente à população.
O projeto foi idealizado pela prefeita da cidade, Gi Franzotti, em 2015. Diante do atual cenário epidemiológico, a Defesa Civil lembrou da iniciativa e propôs a execução. O repelente é feito com uma mistura de álcool, cravo-da-índia e óleo corporal, ingredientes que garantem sua eficácia no combate aos mosquitos.
A primeira etapa da produção, realizada no laboratório da Escola Maestro Antonio Amato, nesta semana, resultará em 60 litros de repelente. O processo de produção leva até cinco dias, já que alguns ingredientes precisam de um período de descanso de três dias antes de finalizar.
Após a produção, os repelentes serão engarrafados e distribuídos gratuitamente para quem tiver interesse. A prefeita destacou que esta é mais uma ação da prefeitura para combater a dengue. “Estamos investindo em diversas frentes para proteger nossa população, e o repelente natural é mais uma medida para reforçar o cuidado com a saúde de todos. O combate à dengue exige ação contínua e mobilização de toda a sociedade”, explica a Prefeita.
Além dessa iniciativa, a prefeitura contratou mais médicos, implantou mais leitos para pacientes com dengue, além de realizar arrastões, remoção de criadouros, limpeza de áreas públicas e orientação sobre o armazenamento correto de água e vedação de caixas d'água. A mobilização social é um dos pilares da luta contra o mosquito transmissor da doença, conforme determina a legislação.
Informação: Secom Potirendaba