Policiais civis de São José do Rio Preto-SP deflagraram, na tarde de quarta-feira (30), a operação Deceptio, que significa “Engodo” em Latim, e foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Criminal.
Os alvos são oriundos da capital paulista, Campinas-SP, Diadema-SP e Sumaré-SP, onde foram realizadas as diligências pela equipe da Polícia Civil com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Campinas-SP.
Foram apreendidos diversos aparelhos telefônicos, cartões bancários e utensílios utilizados para a prática de golpes, caracterizando o crime de estelionato eletrônico.
Os indivíduos até o momento investigados perpetraram a conduta em desfavor de inúmeras vítimas no Estado, tendo sido elaborados diversos boletins de ocorrência, levando a um grande prejuízo financeiro para as vítimas.
De acordo com a polícia, integrantes da quadrilha entram em contato com vítimas e se passam por funcionários de banco e, de posse de dados pessoais, solicitam que elas realizem condutas em seus aplicativos bancários, enviando um código que dá acesso aos golpistas a sua conta, tudo isso com o engodo de que a conta delas foram clonadas e haviam realizado movimentações suspeitas.
Como a vítima negava que havia feito transferências, realizava as ações solicitadas pelo “funcionário” do banco, o que possibilitava que a quadrilha realizasse transações bancárias. Após meses de investigação e cruzamento de dados, foram identificados alguns dos membros do grupo criminoso, que eram responsáveis pela recepção dos valores.
Informações: Polícia Civil