A Polícia Civil (PC) deflagrou, nesta sexta-feira (26), em Fernandópolis-SP, a Operação Passa Fácil. O trabalho foi feito em conjunto com as equipes do GAECO/SP e a Polícia Militar de São Paulo.
A proposta da ação é combater as fraudes em concursos públicos, nos quais, alguns candidatos eram beneficiados durante as provas. De acordo com a polícia, o grupo agia ainda fraudando procedimentos licitatórios e, principalmente, "vendendo" vagas em concursos públicos municipais realizados por prefeituras e câmaras municipais.
Diversos certames na região estão sob suspeição e dois candidatos potencialmente beneficiados indevidamente estão entre os alvos dos mandados de busca e apreensão. Ainda de acordo com as investigações, as empresas participantes das fraudes eram substituídas conforme as ilegalidades ficavam evidenciadas.
Atualmente, ao menos três pessoas jurídicas estavam operantes. Os investigados podem responder pela prática de crimes como associação criminosa, fraudes em certames de interesse público e falsidade ideológica, além daqueles ligados a licitações e contratos administrativos.