Olímpia ganha novos murais de arte urbana em espaços públicos

O painel foi pintado pelo artista Diego Dgoh

Hiltonei Fernando

O painel foi pintado pelo artista Diego Dgoh
foto: divulgação/cedida

Ampliando o acesso da população a novos espaços de arte urbana, a Estância Turística de Olímpia-SP ganha novos murais artísticos. A iniciativa é uma ação do Programa de Ação Cultural (ProAC), por meio de uma parceria do Grupo Condumax/Incesa com o governo do Estado de São Paulo e apoio da prefeitura.

O município, que já havia sido contemplado com uma obra urbana no ano passado, em parceria com a Tereos, agora recebe mais dois murais do projeto “Conexão Visual”, executados pela Numen Produtora.

Uma das intervenções, entregue oficialmente no fim da tarde de sexta-feira (22), foi feita na Avenida Aurora Forti Neves, próximo ao letreiro “Eu Amo Olímpia”, às margens do Córrego Olhos D’Água. No local, foram pintadas as frases “Estamos Conectados” e “Por um futuro sustentável”, considerando a temática de energia, tecnologia e sustentabilidade, aliada ainda aos pilares da empresa patrocinadora.

Os cabos desenhados conectam e entrelaçam esse futuro sustentável, de forma a se integrarem, e os pontos representam a energia de uma forma mais abstrata. Ao fundo, a folhagem traz o meio ambiente como ponto chave de integração, complementada pela letra cursiva moderna, trazendo a ideia de conexão. A obra é da artista Bruna Serifa, que esteve presente na entrega.

Outro local que está recebendo pintura artística, é o muro do Estádio Maria Tereza Breda, na Rua Benjamin Constant. A obra é do artista Diego Dgoh, que também é o responsável pelo primeiro mural urbano pintado na Av. Aurora.

O grafite intitulado "Preservação e Sonhos", traz personagens já abordados na outra obra do artista. O novo painel busca, através do imaginário, uma composição rica em cores vibrantes e formas dinâmicas, refletindo a fusão entre tradição, amizade, aspirações tecnológicas e a pureza. Cada elemento é cuidadosamente posicionado para transmitir a essência dos sonhos preservados e a proteção ambiental. 

Nos elementos apresentados, o menino libertando o pássaro é representado em um gesto delicado, abrindo as mãos para libertar um pássaro. Seu olhar é de ternura e esperança, capturando o momento de desprendimento e liberdade. A mulher tocando flores representa conexão, carinho e apreciação pela beleza da vida. Com um gesto delicado, ela toca as flores como quem valoriza cada detalhe e sente a energia que elas transmitem.

A casa simboliza raízes, segurança e herança cultural. Ela representa o núcleo familiar e o abrigo, sendo uma base sobre como os sonhos são construídos. O gato amigo indica um vínculo profundo e silencioso. Ele representa o companheirismo fiel, trazendo segurança e um senso de paz.

O foguete simboliza tecnologia, avanço e inovação e a busca por novas possibilidades. A Gigi é uma clássica personagem retratada com uma expressão suave e olhos fechados, irradiando uma sensação de paz e simplicidade. 

Pequenos cubos aparecem como um símbolo de estabilidade e equilíbrio. Com suas linhas definidas e formato simétrico, ele representa a harmonia e a solidez que sustenta todas as demais aspirações. As nuvens e raios simbolizam transformação e energia vibrante. As nuvens, em tons amarelo suave, representam sonhos, mudanças e a fluidez da vida, enquanto os raios laranjas cortam o céu com intensidade, simbolizando criatividade e otimismo.

O mural do Estádio está em execução e deve ser finalizado nos próximos dias para contemplação da população. O evento de sexta também contou com a presença de alunos atendidos pela ONG Humanizar, que também será contemplada com um painel na fachada do prédio, pintado pelo artista Diego Dgoh.

Informação: Secom Olímpia

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.