Olímpia está na elite do turismo nacional com classificação “A”

A classificação veio no Mapa do Turismo Brasileiro

Hiltonei Fernando

Olímpia está na elite do turismo nacional com classificação “A”
A classificação veio no Mapa do Turismo Brasileiro
foto: divulgação

A Estância Turística de Olímpia-SP se destaca mais uma vez no cenário do turismo nacional e, desta vez, com chancela do Ministério do Turismo. Isso porque o governo federal divulgou, na quarta-feira (18), a classificação do novo Mapa do Turismo Brasileiro, trazendo Olímpia na categoria “A”, elite no setor.

Segundo o MTur, o número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%, o que demonstra a importância da atividade para a economia em todo o país. A atualização da categorização do Mapa mostra que, além das 27 capitais, somente 129 municípios brasileiros compõem o seleto grupo da categoria “A”.

A classificação leva em conta uma série de indicadores, como a geração de emprego e renda no setor, infraestrutura turística, número de visitantes e a organização dos destinos, com base em índices da própria União, bem como dados informados pelos municípios.

A ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais para o setor, que movimenta ainda dezenas de atividades indiretas, gerando emprego e renda.

O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada ou impactados diretamente pelo setor, divididos regionalmente. Assim, Olímpia integra a Região Turística Água, Cultura e Negócios, formada ainda por Catanduva, Nova Granada, Palestina, São José do Rio Preto e Uchoa, sendo que somente Olímpia e Rio Preto se destacam na categoria “A”, na região.

Para integrar o Mapa, o município precisa também atender critérios do MTur como possuir uma secretaria ou departamento de Turismo; contar com uma Lei Orçamentária específica; ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR; manter um Conselho Municipal de Turismo ativo; assinar um termo de compromisso; e preencher a aba de atividades turísticas no sistema.

A Estância Turística de Olímpia recebe, anualmente, cerca de 5 milhões de visitantes, contando com a 2ª maior rede hoteleira do Estado de São Paulo, com 34 mil leitos de hospedagem e 2 dos parques aquáticos mais visitados da América Latina, sendo o destino de lazer de milhões de famílias todos os anos.

Para o prefeito Fernando Cunha, a classificação carimba o sucesso do turismo como o principal motor da economia local e reforça a visibilidade do destino. “A cada ano, Olímpia confirma ainda mais o turismo como sua principal vocação e o Mapa do Ministério do Turismo comprova isso. Mais de 65% da economia local é movimentada pelo setor, trazendo mais emprego, renda e desenvolvimento. Temos uma cidade pujante, em plena expansão, com projetos que visam ampliar ainda mais este potencial, como o futuro Aeroporto Internacional, que contará com recursos federais. Por isso, é com grande satisfação que comemoramos mais essa conquista que, com certeza, trará mais benefícios para nossa cidade”, destacou o prefeito.

Informação: Secom Olímpia