O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa da Estância Turística de Olímpia-SP está recebendo uma nova mostra cultural. Com curadoria de Renato Araújo da Silva e Rafael Schunk, a exposição "Crenças Asiáticas" foi aberta na manhã desta segunda-feira (16), durante a Semana de Inaugurações e Visitas, realizada para entrega de novos serviços para a população.
Sob a coordenação da secretaria municipal de Turismo e Cultura, nova mostra conta com obras gentilmente cedidas por colecionadores como o professor Rogério Cezar Cerqueira Leite, de Campinas, a Associação Israelita Fortunée de Picciotto, por meio de Paola e Vivian de Picciotto, Lisy Salum, de São Paulo e César De La Croix, de Paris, França. A escolha da mostra é uma indicação do prefeito Fernando Cunha, como uma oportunidade única de apresentar peças de raríssimo valor histórico e cultural, reafirmando a relevância da cidade no cenário artístico do país.
A abertura simbólica contou com uma visita guiada da museóloga Rosiane Nunes, explicando sobre as diversas manifestações religiosas que o Museu já recebeu, de continentes variados, desde sua inauguração, em sincretismo com o Brasil, chegando agora à Ásia, com peças que carregam histórias desde o século XVI. A secretária da pasta, Raquel Crepaldi, sua equipe e outros convidados puderam apreciar as obras em primeira mão.
A visitação é gratuita e aberta a toda população e turistas, todos os dias, das 9h às 21h. O Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa está localizado na Rua David de Oliveira, 420, no Centro.
SOBRE AS PEÇAS
No Ocidente, há grande curiosidade acerca do estilo de vida, da psicologia, das formas de ser, das expressões artísticas e das crenças do "Oriente". Um vasto mistério envolve as práticas culturais da Ásia, que parecem ao mesmo tempo desconhecidas e profundamente instigantes. Assim, a exposição busca oferecer ao público um vislumbre desse universo, promovendo a aproximação e o encantamento com séculos de saberes e habilidades artísticas oriundas de territórios como China, Japão, Índia, Filipinas, além de países do Pacífico Sul e da Oceania. Segundo a curadoria, a mostra reúne pinturas, gravuras e esculturas e objetos do cotidiano desses países.
Informação: Secom Olímpia