Monitores e estagiários recebem formação em Educação Ambiental

A meta é aprimorar o atendimento ao público

Hiltonei Fernando

A meta é aprimorar o atendimento ao público
foto: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação

Educadores da Secretaria Municipal de Educação (SME) e profissionais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveram, na segunda-feira (2), um encontro formativo para 22 monitores e estagiários que atuam no Zoobotânico de São José do Rio Preto-SP. O evento teve como foco o aprimoramento de estratégias e abordagens pedagógicas para as visitas educativas realizadas nos espaços de Educação Ambiental da cidade, como o Zoobotânico, o Viveiro Municipal e o Parque da Represa.

Participaram do encontro a professoras de Ciências da Natureza, Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira, a professora Carolina Ramos de Freitas Oliveira, especialista em Educação Especial e a assistente de Programas e Projetos da SME, Joana Inês Novaes. A abertura foi feita pela secretária do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Regina Penteado Casemiro.

O objetivo do curso foi capacitar os monitores para desempenharem um papel fundamental na educação ambiental, abordando a importância da conservação da fauna e flora, além de sensibilizar os visitantes, incluindo escolas e instituições, para questões ambientais. “A formação contínua dos nossos monitores é essencial para a construção de uma experiência educativa sólida e para fortalecer a relação entre o público e os conceitos de conservação”, afirma Kátia Regina Penteado Casemiro, secretária do Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto. Durante a ação formativa também foram debatidas estratégias para o atendimento de todas as pessoas com equidade.

Este ano, o Zoobotânico de Rio Preto passou a adotar um novo modelo de visitação, com agendamento online para grupos escolares e o público em geral. De terça a domingo, os visitantes podem realizar um passeio pelas trilhas temáticas do Zoobotânico, com duração de até duas horas. O percurso abrange trilhas dedicadas a espécies como a Onça-pintada, o Tamanduá-bandeira e o Lobo-guará, com foco em educação ambiental e conservação.

A secretária Kátia Regina destacou a importância da mudança de conceito do local, antes conhecido apenas como um espaço de lazer. “O antigo zoológico, hoje o Zoobotânico, é um Centro de Conservação da Natureza. Nós temos um compromisso com o bem-estar dos animais e a preservação do meio ambiente. A formação dos monitores é crucial para que eles transmitam essa nova visão aos visitantes”, afirmou Kátia, ressaltando que, além das visitas abertas ao público, o Zoobotânico também realiza um trabalho de acolhimento e reabilitação de animais vítimas de maus-tratos e acidentes.

A professora Ayla Blanco Poltronieri de Oliveira, especialista em Ciências da Natureza da SME e uma das formadoras dessa ação, explicou a importância de os monitores estarem preparados para comunicar de forma clara e acessível os conceitos ambientais. “Nosso trabalho é garantir que os estagiários compreendam que o Zoobotânico não é um espaço de entretenimento, mas um local onde os animais são cuidados e, quando possível, reintegrados ao seu habitat natural. Eles precisam estar preparados para dialogar com visitantes de todas as idades e sensibilizá-los para a causa ambiental”, afirmou Ayla.

Esse diálogo é ainda mais relevante, considerando que o público, especialmente as crianças, pode ter uma memória afetiva do antigo zoológico, associado ao lazer. Segundo Ayla, muitos visitantes chegam com expectativas de entretenimento, o que pode gerar frustração se não houver uma comunicação clara sobre a função educativa do espaço.

Para garantir o bem-estar dos animais e a qualidade das visitas, é fundamental que os horários de entrada e saída sejam respeitados rigorosamente. O Zoobotânico de Rio Preto, que agora funciona com visitação agendada, oferece horários específicos para visitas individuais e excursões escolares. Para agendar uma visita, os interessados devem acessar Portal do Cidadão por meio do botão abaixo.

Informação: Cristiano Furquim/Secretaria de Educação

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